MÚLTIPLAS LINGUAGENS E A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ARGUMENTAÇÃO EM UMA AULA DE FÍSICA: ANÁLISE DOS DADOS DE UM LABORATÓRIO ABERTO
Palavras-chave:
argumentação, laboratório aberto, matemáticaResumo
Analisamos, dentro do referencial de Stephen Toulmin (2006), o processo de argumentação iniciado por um professor, para construir a linguagem matemática como uma forma de interpretar os dados de um laboratório aberto sobre o aquecimento da água. A atividade inseriu-se em uma sequência de ensino investigativo que foi aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública do Estado de São Paulo. O uso cooperativo de diversas linguagens foi importante para reforçar os diferentes elementos do argumento, enquanto as linguagens matemáticas, como a gráfica e a algébrica, tiveram o papel fundamental de garantias e refutadores das conclusões, conferindo força a estas últimas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.