CONCEITOS DE GENE: CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Eduarda Maria Schneider Universidade Estadual do Oeste do Paraná Rua Universitária, 2069, Cascavel PR, CEP: 85819-110
  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual do Oeste do Paraná Rua Universitária, 2069, Cascavel PR, CEP: 85819-110
  • Mariana A. Bologna Soares de Andrade Universidade Estadual de Londrina Rodovia Celso Garcia Cid, 445, Londrina, PR, CEP: 86051-990
  • Thais Benetti de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bauru, SP, CEP: 17033-360
  • Ana Maria de Andrade Caldeira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bauru, SP, CEP: 17033-360
  • Fernanda Aparecida Meglhioratti Universidade Estadual do Oeste do Paraná Rua Universitária, 2069, Cascavel PR, CEP: 85819-110

Palavras-chave:

conceito de gene, visão sistêmica da Biologia, formação de professores

Resumo

Considerando a importância que a discussão de conceitos relacionados à genética tem para a sociedade e a necessidade de abordar a ciência como uma atividade dinâmica e histórica, tratar-se-á aqui de um conceito indispensável ao entendimento da herança biológica: o conceito de gene. Neste sentido, objetiva-se nesse artigo discutir a presença de diferentes conceitos de genes na história da biologia e a relevância de se abordar no contexto de ensino o conceito de gene em uma percepção sistêmica dos fenômenos. Também, buscou-se analisar ideias de gene presentes em professores de duas universidades públicas. Os resultados apontaram a presença de diferentes definições de gene, com a predominância de ideias vinculadas ao estabelecimento do gene como unidade estrutural, funcional e/ou informacional.

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

Schneider, E. M., Justina, L. A. D., de Andrade, M. A. B. S., de Oliveira, T. B., Caldeira, A. M. de A., & Meglhioratti, F. A. (2016). CONCEITOS DE GENE: CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR. Investigações Em Ensino De Ciências, 16(2), 201–222. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/227

Edição

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