O CONHECIMENTO BIOLÓGICO NOS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-FILOSÓFICA A PARTIR DOS ESTATUTOS DA BIOLOGIA

Autores

  • Antônio Júnior Fernandes Nascimento Universidade Federal de Lavras. Caixa Postal 3037 - CEP 37200-000 - Lavras MG
  • Daniele Cristina de Souza Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru. Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube 14-01 CEP: 17033-360 Bauru - SP
  • Marcelo Carbone Carneiro Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru. Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube 14-01 CEP: 17033-360 Bauru - SP

Palavras-chave:

história e filosofia da Biologia, currículo, ensino de Biologia

Resumo

São analisados os Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que diz respeito aos aspectos ontológicos, epistemológicos, histórico-sociais e conceituais da Biologia. Tal estudo visa trazer indicações e reflexões sobre a inserção da história e filosofia da Biologia para o ensino médio e também para a formação docente. Foi realizada uma análise dos PCNEM, PCNEM+ e das Orientações Curriculares, em seu conjunto, a partir de categorias estabelecidas. Os resultados indicam uma predominância da visão ontológica mecanicista sobre a Biologia. Epistemologicamente, embora uma questão reconhecida, o método científico é pouco discutido. A abordagem histórica e social da atividade científica e do conhecimento científico é reconhecida pelos documentos, porém predomina uma visão instrumental. Os aspectos conceituais são abrangentes e dão conta das teorias estruturantes da Biologia. Uma discussão filosófica sobre a Biologia é ausente nos parâmetros, indicando-se a necessidade da inserção de questões relacionadas às ideias de determinismo, acaso e teleologia.

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

Nascimento, A. J. F., de Souza, D. C., & Carneiro, M. C. (2016). O CONHECIMENTO BIOLÓGICO NOS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-FILOSÓFICA A PARTIR DOS ESTATUTOS DA BIOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 16(2), 223–243. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/228

Edição

Seção

Artigos