CONTRIBUIÇÕES AXIOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS AO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN

Autores

  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual de Londrina – Departamento de Física e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL). Rodovia Celso Garcia Cid (Pr 445 Km 380), Campus Universitário. Cx Postal 6001 – CEP: 86051-990 – Londrina – PR.
  • Irinéa de Lourdes Batista Universidade Estadual de Londrina – Departamento de Física e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL). Rodovia Celso Garcia Cid (Pr 445 Km 380), Campus Universitário. Cx Postal 6001 – CEP: 86051-990 – Londrina – PR.

Palavras-chave:

evolução biológica, sistemas axiológicos, História e Filosofia da Ciência, Epistemologia da Biologia, aprendizagem significativa crítica, sequência didática

Resumo

A partir do papel essencial do tema “evolução biológica” na formação científica dos estudantes e a diversidade de problemas identificados na literatura da área para o ensino do mesmo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, que resultou em um estudo caracterizado por uma revisão teórico-metodológica a respeito do tema tratado, em uma síntese histórico-epistemológica com enfoque axiológico do Darwinismo, na elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e sua apreciação por professores de Biologia, e uma análise textual discursiva dessa apreciação. Com base nesse estudo, por conseguinte, discutimos as possíveis contribuições, para o ensino de Biologia, de propostas que introduzam e articulem aportes axiológicos, históricos e filosóficos no ensino de evolução biológica.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

Lucas, L. B., & Batista, I. de L. (2016). CONTRIBUIÇÕES AXIOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS AO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN. Investigações Em Ensino De Ciências, 16(2), 245–273. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/229

Edição

Seção

Artigos