IMPLICAÇÕES ÉTICAS E LEGAIS DO USO DE ANIMAIS NO ENSINO: AS CONCEPÇÕES DE DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E BIOMEDICINA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – BRASIL

Autores

  • Izabel Christina Pitta P. de S. Melgaço FIOCRUZ – Instituto Oswaldo Cruz
  • Rosane M. S. Meirelles FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz LITEB - Laboratorio de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos Av. Brasil 4365 - Pavilhão Cardoso Fontes – Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ.
  • Helena Carla Castro Universidade Federal Fluminense – Instituto de Biologia Dep. de Biologia Celular e Molecular Outeiro de São João Batista, s/nº Campus do Valonguinho – Niterói – RJ.

Palavras-chave:

experimentação animal, educação científica, Bioética, ensino de ciências

Resumo

O uso de animais em situações didáticas é uma das modalidades da Experimentação Animal que foi institucionalizada no âmbito científico do século XVIII, quando se acreditava que animais não possuíam alma ou sentiam dor. Hoje, os novos conhecimentos sobre a fisiologia animal trouxeram implicações éticas para o âmbito científico da experimentação animal, pois revelam que o modelo básico de organização do sistema nervoso humano e dos animais vertebrados é, qualitativamente, o mesmo. Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Biomedicina de uma instituição federal de ensino superior localizada no Estado do Rio de Janeiro sobre o uso de animais em situações didático-científicas durante a graduação. Os resultados mostram que a comunidade universitária continua refém do paradigma vivisseccionista quando o uso de animais é recorrente e injustificável e quando professores e alunos desconhecem as implicações éticas e legais do uso de animais em situações didáticas durante a educação científica.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

Melgaço, I. C. P. P. de S., Meirelles, R. M. S., & Castro, H. C. (2016). IMPLICAÇÕES ÉTICAS E LEGAIS DO USO DE ANIMAIS NO ENSINO: AS CONCEPÇÕES DE DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E BIOMEDICINA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – BRASIL. Investigações Em Ensino De Ciências, 16(2), 353–369. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/233

Edição

Seção

Artigos