ARTICULAR PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA APRENDER EM CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

Autores

  • Margarida Teixeira Sousa Doutoranda do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal. http://orcid.org/0000-0002-6306-1607
  • Leonor Santos UIEDF, Instituto de Educação Universidade de Lisboa Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p333

Palavras-chave:

Articulação de práticas formativas e sumativas, Avaliação pedagógica, Rubricas de avaliação, Atividades práticas investigativas, Competências investigativas

Resumo

Este artigo estuda práticas pedagógicas que articulam a avaliação formativa e a avaliação sumativa, no ensino básico português (3.º ciclo), envolvendo os alunos em atividades de Ciências Experimentais. Numa perspetiva metodológica interpretativa, considera o caso da professora Eva. A recolha de dados usa a observação de aulas, entrevistas e recolha documental. A sua análise seguiu a análise de conteúdo. As práticas de avaliação pedagógica de Eva são analisadas segundo a sua intencionalidade, envolvimento e funcionalidade. Os resultados obtidos evidenciam que Eva desenvolve uma prática avaliativa formativa de forma estruturada e interativa, e a articula com a avaliação sumativa, em ações ao serviço da aprendizagem. Eva analisa o desempenho de competências em abordagem investigativa. Para tal, usa rubricas que lhe facilitam a informação avaliativa das necessidades dos alunos e a classificação do nível do seu desempenho. A professora Eva alinha a sua apreciação do trabalho do aluno aos critérios de avaliação da rubrica, e de acordo com os seus níveis de qualidade atribui um valor numérico na avaliação sumativa.

Biografia do Autor

Margarida Teixeira Sousa, Doutoranda do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal.

Doutoranda do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal, com Bolsa de Investigação em projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT (SFRH/BD/143301/2019). Mestrado na Especialização de Avaliação em Educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal. Professora do ensino básico e secundário, do Quadro de Escola no Grupo Disciplinar de Física e Química.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Sousa, M. T., & Santos, L. (2021). ARTICULAR PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA APRENDER EM CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 333–348. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p333

Edição

Seção

Artigos