ARTICULAR PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA APRENDER EM CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p333Palavras-chave:
Articulação de práticas formativas e sumativas, Avaliação pedagógica, Rubricas de avaliação, Atividades práticas investigativas, Competências investigativasResumo
Este artigo estuda práticas pedagógicas que articulam a avaliação formativa e a avaliação sumativa, no ensino básico português (3.º ciclo), envolvendo os alunos em atividades de Ciências Experimentais. Numa perspetiva metodológica interpretativa, considera o caso da professora Eva. A recolha de dados usa a observação de aulas, entrevistas e recolha documental. A sua análise seguiu a análise de conteúdo. As práticas de avaliação pedagógica de Eva são analisadas segundo a sua intencionalidade, envolvimento e funcionalidade. Os resultados obtidos evidenciam que Eva desenvolve uma prática avaliativa formativa de forma estruturada e interativa, e a articula com a avaliação sumativa, em ações ao serviço da aprendizagem. Eva analisa o desempenho de competências em abordagem investigativa. Para tal, usa rubricas que lhe facilitam a informação avaliativa das necessidades dos alunos e a classificação do nível do seu desempenho. A professora Eva alinha a sua apreciação do trabalho do aluno aos critérios de avaliação da rubrica, e de acordo com os seus níveis de qualidade atribui um valor numérico na avaliação sumativa.Referências
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