O USO DE ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA CIENTISTA ROSALIND FRANKLIN NA CONSTRUÇÃO DO MODELO DA DUPLA HÉLICE DO DNA

Autores

  • Etiane Ortiz Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. Londrina – Paraná
  • Marcos Rodrigues da Silva Departamento de Filosofia Universidade Estadual de Londrina Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. Londrina – Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p106

Palavras-chave:

História da Ciência, Contextualização, Descoberta da dupla hélice do DNA, Rosalind Franklin, Ensino de Biologia

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação realizada junto a acadêmicos de um curso de Ciências Biológicas de uma universidade do norte do Paraná. Buscou-se investigar as virtudes e dificuldades encontradas no processo de contextualização do episódio da “descoberta” da dupla hélice do DNA. Para tanto, foi elaborada uma proposta de ensino com o objetivo de trabalhar a contextualização do referido episódio dando ênfase às controvérsias existentes na história a respeito da participação da cientista Rosalind Franklin na construção do modelo do DNA, com base em uma abordagem tradicional e outra alternativa em História da Ciência. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários e os registros foram analisados de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo. O uso de uma abordagem baseada em História da Ciência se mostrou eficaz na contextualização do episódio histórico apresentado neste estudo, visto que, a partir da análise dos dados, foi possível observar que os estudantes conseguiram compreender o controverso episódio ao final da intervenção didática e souberam, de modo geral, como diferenciar os dois tipos de abordagens em História da Ciência que foram utilizados para tratar o episódio histórico. Contudo, esta pesquisa também evidenciou que o uso desse tipo de abordagem não é tarefa fácil, uma vez que algumas dificuldades foram encontradas ao longo da investigação.

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

Ortiz, E., & Silva, M. R. da. (2016). O USO DE ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA CIENTISTA ROSALIND FRANKLIN NA CONSTRUÇÃO DO MODELO DA DUPLA HÉLICE DO DNA. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(1), 106–123. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p106

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