CONTROVÉRSIAS EM TORNO DA ORIGEM DO SARS-COV-2: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA ATOR-REDE

Autores

  • Bárbara Silva Vincentini Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Gabriel Ferreira Dias Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Letícia Couto Freitas Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Luiza Joukhadar Regini Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Luana Pereira Leite Schetino Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Luciana Resende Allain Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri http://orcid.org/0000-0002-7050-1164

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p271

Palavras-chave:

Cartografia de Controvérsias, Actantes, Teoria Ator-Rede, SARS-CoV-2

Resumo

A cartografia de controvérsias, proposta baseada na Teoria Ator-Rede, foi utilizada neste estudo como metodologia para seguir os rastros de atores (ou actantes) humanos e não humanos envolvidos na controvérsia em torno da origem do vírus causador da COVID-19. A pesquisa consistiu na escolha de reportagens que circularam na grande mídia no ano de 2020, na identificação dos atores humanos e não humanos envolvidos e de seus respectivos interesses, no estabelecimento das redes formadas pela relação dos atores entre si com base no aplicativo Gephi, e na delimitação dos cosmos, sendo eles: 1) origem laboratorial, 2) seleção natural e 3) origem desconhecida, e um último grupo considerado “oportunista”, já que não possuía um ponto de vista próprio. Dessa forma, defendemos a cartografia de controvérsias como metodologia para tratar questões controversas no ensino de ciências, por permitir que os diferentes posicionamentos em torno destas questões sejam explicitados, de modo a potencializar a participação cidadã dos estudantes em questões relativas à ciência e tecnologia.

Biografia do Autor

Bárbara Silva Vincentini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)/Campus JK/MG

Gabriel Ferreira Dias, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)/Campus JK/MG

Letícia Couto Freitas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)/Campus JK/MG

Luiza Joukhadar Regini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)/Campus JK/MG

Luana Pereira Leite Schetino, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Docente do curso de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus JK/MG.

Luciana Resende Allain, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Docente do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-MG.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Vincentini, B. S., Dias, G. F., Freitas, L. C., Regini, L. J., Schetino, L. P. L., & Allain, L. R. (2021). CONTROVÉRSIAS EM TORNO DA ORIGEM DO SARS-COV-2: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA ATOR-REDE. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 271–289. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p271

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