ENSINO DE QUÍMICA E AMBIENTE: AS ARTICULAÇÕES PRESENTES NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (QNEsc)

Autores

  • Rose Mary Latini Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, UNIPLI. Departamento de Físico-Química, Universidade Federal Fluminense, GFQ/UFF
  • Adryana da Conceição Sousa Colégio Estadual Dom Antônio de Almeida Moraes Jr Universidade Federal Fluminense, UFF

Palavras-chave:

Ensino de Química, Educação Ambiental, QNEsc

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar na Revista Química Nova na Escola (QNEsc), desde a implementação dos PCN até o presente, como vem sendo articulada a interface Ensino de Química e Ambiente. A análise de conteúdo foi utilizada para identificação dos significados e concepções presentes. Os resultados apontam que somente dez anos após a incorporação da educação ambiental em documentos oficiais é que a publicação começa a caminhar para superação de uma visão tecnicista e preservacionista da questão ambiental e que esta produção é produto e produtora das práticas de sala de aula, onde os principais temas abordados são: lixo, água e atmosfera. Aponta-se a necessidade de maior problematização da questão ambiental nas publicações veiculadas na revista visando proporcionar um Ensino de Química que incorpore a complexidade ambiental e que, por conseguinte, tenha por intuito aumentar a compreensão da ciência e do saber científico para sociedade.

Downloads

Publicado

2016-07-21

Como Citar

Latini, R. M., & Sousa, A. da C. (2016). ENSINO DE QUÍMICA E AMBIENTE: AS ARTICULAÇÕES PRESENTES NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (QNEsc). Investigações Em Ensino De Ciências, 16(1), 143–159. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/251

Edição

Seção

Artigos