ANALISANDO UMA ESTRATÉGIA DE LEITURA BASEADA NA ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS E DE PERGUNTAS COM RESPOSTAS

Autores

  • Wilmo Ernesto Francisco Junior Departamento de Química, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, BR 364 sentido Acre, Km 9,5, Porto Velho – Rondônia, Brasil

Palavras-chave:

leitura, escrita, artigos científicos.

Resumo

O presente estudo descreve uma atividade de leitura desenvolvida com estudantes de graduação em Química, cujo objetivo foi analisar as reflexões produzidas a partir da leitura de três textos sobre experimentação. O estudo foi conduzido com 17 alunos de licenciatura em Química de uma universidade federal. A estratégia de leitura envolveu a produção escrita, sendo o foco de análise as perguntas e as perguntas com respostas elaboradas sobre os textos, bem como a contribuição da socialização desses resultados por meio de discussões e um debate. Tais estratégias mostraram-se férteis para a promoção de reflexões mais aprofundadas e para a produção de novos sentidos sobre a leitura. Vale ainda destacar a importância pedagógica de uma última etapa de escrita, que consiste na (re)criação de textos a partir da leitura.

Downloads

Publicado

2016-07-21

Como Citar

Francisco Junior, W. E. (2016). ANALISANDO UMA ESTRATÉGIA DE LEITURA BASEADA NA ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS E DE PERGUNTAS COM RESPOSTAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 16(1), 161–175. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/252

Edição

Seção

Artigos