TRANSIÇÃO PROGRESSIVA DOS MODELOS EXPLICATIVOS DE ESTUDANTES DO NÍVEL MÉDIO SOBRE A NATUREZA DAS FORÇAS INTERMOLECULARES
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p01Palavras-chave:
Forças intermoleculares, transição progressiva, ensino de QuímicaResumo
O foco de investigação desta pesquisa foi o processo de ensino e aprendizagem de forças intermoleculares no nível médio. O principal objetivo foi investigar a evolução conceitual, por meio de modelos explicativos de estudantes da 1ª série do ensino médio, sobre a natureza das forças intermoleculares. Para isso o conteúdo foi desenvolvido por intermédio de uma sequência didática (SD). Baseando-se na perspectiva de Lakatos, procurou-se verificar se os modelos explicativos dos sujeitos formam sequências de transição progressiva, similares ao que Lakatos, na História da Ciência, se refere a "problemática" que aumenta o poder explanatório/heurístico do modelo. A evolução dos modelos, que geralmente consiste em transições progressivas, está relacionada ao entendimento sobre o conteúdo de forças intermoleculares e a capacidade de transitar entre os níveis de representação da matéria em relação ao entendimento sobre a natureza das forças intermoleculares. O acompanhamento das ideias dos estudantes ao longo do estudo do conteúdo revelou que houve um número significativo deles que conseguiu progredir conceitualmente. De forma geral, é possível afirmar que as atividades desenvolvidas na SD contribuíram significativamente para a transição progressiva dos modelos explicativas da maioria dos participantes. Além disso, a abordagem do conteúdo de forças intermoleculares na SD desenvolvida capacitou os estudantes a interpretarem os fenômenos em estudo, por meio dos níveis de representação da matéria.Referências
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