SUBSÍDIOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS
Palavras-chave:
ciência, tecnologia e sociedade, ensino de ciências, educação transformadoraResumo
Pretende-se com este trabalho contribuir para a reflexão acerca da inserção da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) e de suas implicações para o Ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e ocorreu durante o desenvolvimento da disciplina Princípios Tecnológicos em cooperação com disciplinas das áreas de Ciências, Matemática, Português, História e Sociologia. A pesquisa teve como público-alvo alunos de cinco turmas do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino na cidade de Ponta Grossa - PR. A questão-problema que norteou o estudo e que serve de pano de fundo para a apresentação deste texto diz respeito às possibilidades da utilização do enfoque CTS para a implementação de um ensino diferenciado. As opções metodológicas foram definidas a partir de um planejamento participativo, da reflexão teórica e das limitações que foram sendo encontradas. Os resultados relacionam-se com ganhos qualitativos para a prática docente e para o Ensino de Ciências, como: integração curricular, elevado nível de motivação e participação dos alunos; evolução dos alunos em relação à capacidade de análise, argumentação e intervenção; maior compreensão sobre a natureza da ciência, do processo científico-tecnológico e de sua repercussão no meio social e ambiental.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.