O ENSINO DA QUÍMICA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDO E FORMA PARA PENSARMOS O TRABALHO PEDAGÓGICO CONCRETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p271

Palavras-chave:

Ensino de Química, Pedagogia Histórico-Crítica, Práxis Pedagógica

Resumo

Estudos mais recentes da didática da pedagogia histórico-crítica têm mostrado que a comunidade do Ensino de Química tem se apropriado de modo mecanicista dessa pedagogia, restringindo-se a seguir de maneira linear ou alternada os chamados cinco momentos (prática social, problematização, instrumentalização, catarse e retorno a prática social). Entendendo essa problemática, e tentando avançar para além da crítica, esse texto traz considerações sobre as dimensões do conteúdo e da forma, dois pilares que são essenciais quando tratamos da práxis pedagógica histórico-crítica de um professor de química. A partir de um estudo teórico, defendemos que um educador químico que deseja avançar na materialização da pedagogia histórico-crítica precisa se preocupar em ensinar conteúdos que sejam reais, dinâmicos e concretos, de modo que não esteja restrito a ensinar abstrações internas da ciência. No campo da forma, defendemos que nenhum procedimento didático deve ser vetado a priori por um professor que quer trabalhar com essa pedagogia; a ressalva é que tais procedimentos só devem ser utilizados se estiverem à serviço de ensinarem os conceitos na sua forma científica, erudita. Por fim, concluímos com a esperança de que este texto contribua com o trabalho pedagógico do professor de química e do pesquisador da área de Ensino de Ciências, de modo que tais profissionais possam desenvolver suas atividades didáticas e de investigação da forma mais consciente e criativa, evitando mecanicismos e com vistas à formação de um sujeito que contribuirá para superação desse modo vigente de produção.

Biografia do Autor

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia (UFBa), Salvador, BA, Brasil.

Mestre e doutor pelo programa de Ensino, Filosofia e História da Ciências (UFBA/UEFS). Professor da Universidade Federal da Bahia lotado no departamento de química geral e inorgânica. Lider do grupo de pesquisa Enconciências ( Ensino Concreto de Ensino de Ciências)

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Publicado

2022-09-10

Como Citar

Messeder Neto, H. da S. (2022). O ENSINO DA QUÍMICA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTEÚDO E FORMA PARA PENSARMOS O TRABALHO PEDAGÓGICO CONCRETO. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(2), 271–293. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p271

Edição

Seção

Artigos