A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS COMO PROPULSORA DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p56Palavras-chave:
Narrativas reflexivas, Formação continuada, Reflexão Crítica, Relatos de ExperiênciasResumo
No presente artigo, buscamos analisar um processo de Sistematização de Experiências que ocorreu pelo movimento de escrita e reescrita de Relatos de Experiências junto a um coletivo de formação continuada de professores de Ciências que faz uso da Investigação-Formação-Ação (IFA) como modelo de formação de professores de Ciências (IFAC). A pesquisa possui caráter qualitativo e o corpus de dados, composto por 14 Relatos de Experiências, foi analisado à luz da Análise Textual e Discursiva (ATD). As discussões da pesquisa contemplam as diferentes formas de reflexão presentes nos Relatos de Experiências, bem como o movimento de avanço dos professores investigadores em suas formas de reflexão durante o processo de escrita e reescrita dos Relatos de Experiências, identificando possíveis relações entre o avanço reflexivo e as etapas das espirais autorreflexivas dos professores investigadores. Os resultados delineiam a capacidade que o Relatos de Experiências tem, aliado a um processo de Sistematização de Experiências, para se tornar um espaço-tempo de Descrição para a Análise/Explicação da prática, culminando na tomada de consciência pela Emancipação/Crítica em relação à própria prática: a capacidade de narrar, aprender e formar-se pela IFAC.Referências
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