A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS COMO PROPULSORA DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p56

Palavras-chave:

Narrativas reflexivas, Formação continuada, Reflexão Crítica, Relatos de Experiências

Resumo

No presente artigo, buscamos analisar um processo de Sistematização de Experiências que ocorreu pelo movimento de escrita e reescrita de Relatos de Experiências junto a um coletivo de formação continuada de professores de Ciências que faz uso da Investigação-Formação-Ação (IFA) como modelo de formação de professores de Ciências (IFAC). A pesquisa possui caráter qualitativo e o corpus de dados, composto por 14 Relatos de Experiências, foi analisado à luz da Análise Textual e Discursiva (ATD). As discussões da pesquisa contemplam as diferentes formas de reflexão presentes nos Relatos de Experiências, bem como o movimento de avanço dos professores investigadores em suas formas de reflexão durante o processo de escrita e reescrita dos Relatos de Experiências, identificando possíveis relações entre o avanço reflexivo e as etapas das espirais autorreflexivas dos professores investigadores. Os resultados delineiam a capacidade que o Relatos de Experiências tem, aliado a um processo de Sistematização de Experiências, para se tornar um espaço-tempo de Descrição para a Análise/Explicação da prática, culminando na tomada de consciência pela Emancipação/Crítica em relação à própria prática: a capacidade de narrar, aprender e formar-se pela IFAC.

Biografia do Autor

Daniele Bremm, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo/RS, mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS) campus Cerro Largo/RS, atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) vinculado ao PECEM da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências SESu/MEC/FNDE), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), foi Bolsista CNPq de Apoio Técnico a Pesquisa- nível 1A e bolsista Institucional da UFFS. Tem pesquisado sobre Ensino de Ciências, com ênfase nos Processos de Formação de Professores de Ciências. É participante dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) - UFFS, Cerro Largo/RS.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências. Metodologias de Ensino de Biologia. Livro Didático. Formação de Professores. Investigação-Formação-Ação em Ciências. Narrativas Pensamento Crítico em Ciências. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS. 

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Bremm, D., & Güllich, R. I. da C. (2023). A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS COMO PROPULSORA DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(1), 56–77. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p56

Edição

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Artigos