The systematization of experiences as a propeller of research-formation-action in sciences

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p56

Keywords:

Reflective narratives, Continuing formation, Critical Reflection, Experience Reports

Abstract

In the present article we seek to analyze a process of Systematization of Experiences that occurred through the movement of writing and rewriting of Experience Reports with a collective of continuing education of Science Teachers that makes use of Research-Formation-Action (IFA) as a model for formation science teachers (IFAC). The research has a qualitative character and the data corpus composed of 14 Experience Reports was analyzed in the light of Textual and Discursive Analysis. The research discussions contemplate the different forms of reflection present in the Experience Reports, as well as the movement of advancement of the investigative professors in their forms of reflection during the process of writing and rewriting of the Experience Reports, identifying possible relationships between the reflective advance and the stages of the self-reflexive spirals of research professors. The results delineate the capacity that the Experience Reports has, allied to a Systematization of Experiences process, to become a space-time of Description for the Analysis/Explanation of the practice, culminating in the awareness of the Emancipation/Criticism in relation to the practice itself: the ability to narrate, learn and graduate at IFAC.

Author Biographies

Daniele Bremm, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo/RS, mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS) campus Cerro Largo/RS, atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) vinculado ao PECEM da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências SESu/MEC/FNDE), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), foi Bolsista CNPq de Apoio Técnico a Pesquisa- nível 1A e bolsista Institucional da UFFS. Tem pesquisado sobre Ensino de Ciências, com ênfase nos Processos de Formação de Professores de Ciências. É participante dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) - UFFS, Cerro Largo/RS.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências. Metodologias de Ensino de Biologia. Livro Didático. Formação de Professores. Investigação-Formação-Ação em Ciências. Narrativas Pensamento Crítico em Ciências. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS. 

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Published

2023-05-02

How to Cite

Bremm, D., & Güllich, R. I. da C. (2023). The systematization of experiences as a propeller of research-formation-action in sciences. Investigations in Science Education, 28(1), 56–77. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p56