CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO NA FORMA DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Wolney Cosme Silva André Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-9855-9165
  • Ivoneide Mendes da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p270

Palavras-chave:

UEPS, RSL, Ensino de física, Construção de conceitos, Formação continuada de professores

Resumo

Desde as últimas décadas pesquisas apontam alguns desafios encontrados no Ensino de Física, entre esses estão o ensino descontextualizado, tendo como foco a preparação dos estudantes para testes, resultando numa aprendizagem marcada pela memorização de fórmulas matemáticas e conceitos. Buscando minimizar esses desafios, pesquisas vêm propondo metodologias alternativas com a intenção de auxiliar o professor durante o processo de ensino e aprendizagem. Entre as metodologias propostas, destacamos as sequências de ensino no formato de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), essa metodologia didática é fundamentada nos princípios da teoria da aprendizagem significativa. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é identificar as contribuições e limitações das UEPS investigadas em trabalhos científicos por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura. Para alcançar esse objetivo realizou-se a busca de publicações por meio do Portal de Busca Integrado da Universidade de São Paulo (USP), utilizando as palavras-chaves "Unidade de Ensino Potencialmente Significativa" e sua terminologia em língua inglesa e espanhola, como também as siglas "UEPS" e "PMTU". A partir de uma triagem inicial e da leitura flutuante dos artigos foram criados critérios de inclusão, exclusão e de qualidade, sendo selecionados 12 artigos. A partir dos resultados da análise, os artigos foram agrupados em duas categorias: formação continuada e construção de conceitos, conforme a finalidade da aplicação da UEPS. Por meio da análise foi possível identificar as contribuições e as limitações das UEPS apresentadas nos artigos, bem como verificar a existência de lacunas presentes na literatura. Para os trabalhos futuros que pretendem adotar a abordagem quantitativa sugere-se a avaliação formativa dos participantes durante toda a aplicação da pesquisa. Além da realização de investigações buscando a formação inicial ou continuada de professores. Bem como pesquisas que investiguem a construção de conceitos nos anos finais do fundamental e na educação de jovens e adultos.

Biografia do Autor

Wolney Cosme Silva André, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Ativa (GPEA/UFRPE), atuando na linha de pesquisa em Ensino das Ciências. Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2015 a 2020). Durante a graduação participou de programas e projetos de ensino como o Coletivo Entropia, Programa de Residência Pedagógica (PRP), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Educação Tutorial. Além disso, possui experiência em cursos Pré-ENEM, participando do Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco - PREVUPE - (2018 a 2019) e experiência em espaços não-formais de ensino, atuando como monitor de Física no Museu Espaço Ciência de Pernambuco - (2015 a 2017). Técnico em Eletromecânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/PE - (2013 a 2014). Atualmente, no curso de mestrado, analisa a construção do conceito de timbre do som a partir da implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

André, W. C. S., & Mendes da Silva, I. . (2022). CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO NA FORMA DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(3), 270–290. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p270

Edição

Seção

Artigos