CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO NA FORMA DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p270Palavras-chave:
UEPS, RSL, Ensino de física, Construção de conceitos, Formação continuada de professoresResumo
Desde as últimas décadas pesquisas apontam alguns desafios encontrados no Ensino de Física, entre esses estão o ensino descontextualizado, tendo como foco a preparação dos estudantes para testes, resultando numa aprendizagem marcada pela memorização de fórmulas matemáticas e conceitos. Buscando minimizar esses desafios, pesquisas vêm propondo metodologias alternativas com a intenção de auxiliar o professor durante o processo de ensino e aprendizagem. Entre as metodologias propostas, destacamos as sequências de ensino no formato de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), essa metodologia didática é fundamentada nos princípios da teoria da aprendizagem significativa. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é identificar as contribuições e limitações das UEPS investigadas em trabalhos científicos por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura. Para alcançar esse objetivo realizou-se a busca de publicações por meio do Portal de Busca Integrado da Universidade de São Paulo (USP), utilizando as palavras-chaves "Unidade de Ensino Potencialmente Significativa" e sua terminologia em língua inglesa e espanhola, como também as siglas "UEPS" e "PMTU". A partir de uma triagem inicial e da leitura flutuante dos artigos foram criados critérios de inclusão, exclusão e de qualidade, sendo selecionados 12 artigos. A partir dos resultados da análise, os artigos foram agrupados em duas categorias: formação continuada e construção de conceitos, conforme a finalidade da aplicação da UEPS. Por meio da análise foi possível identificar as contribuições e as limitações das UEPS apresentadas nos artigos, bem como verificar a existência de lacunas presentes na literatura. Para os trabalhos futuros que pretendem adotar a abordagem quantitativa sugere-se a avaliação formativa dos participantes durante toda a aplicação da pesquisa. Além da realização de investigações buscando a formação inicial ou continuada de professores. Bem como pesquisas que investiguem a construção de conceitos nos anos finais do fundamental e na educação de jovens e adultos.Referências
Aguiar, J. G., & Correia, P. R. M. (2013). Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 13(2), 141-157. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4265
Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução: Lígia Teopisto. Lisboa, Portugal: Plátano.
Bego, A. M., Alves, M., & Giordan, M. (2019). O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores. Revista Ciência & Educação (Bauru), 25(3), 625-645. https://doi.org/10.1590/1516-731320190030016
Caldas, R. L., & Siqueira, A. B. O. (2019). Potentially meaningful teaching unit on Cosmology in the vision of the teacher of fundamental and average education In: Journal of Physics: Conference Series. (p. 012064). Dublin, Irlanda. Recuperado de https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1286/1/012064
Calheiro, L. B., & Garcia, I. K. (2014). Proposta de inserção de tópicos de física de partículas integradas ao conceito de carga elétrica por meio de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Investigações em Ensino de Ciências, 19(1), 177-192. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/102
Conceição, M. O. T., Grillo, M. L. N., Baptista, L. R. P. L., Conceição, V. R., & Gschwend, J. F. (2009). Uma proposta de utilização da acústica musical no ensino de física. In Simpósiot Nacional de Ensino de Física, 18, 2009. Anais... Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2009. Recuperado de https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/atas/busca.htm?query=concei%E7%E3o
Cordeiro, G. N., & Cordeiro, T. M. S. C. (2017). Métodos de avaliação no processo ensino aprendizagem numa escola do interior do Nordeste. Revista Diálogos Interdisciplinares, 6, 68-85. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/233/357
Falcão, J. T., & Régnier, J. C. (2000). Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 81(198), 229-243. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i198.937
Ferreira, M., Silva Filho, O. L., Moreira, M. A., Franz, G. B., Portugal, K. O., & Nogueira, D. X. P. (2020). Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre Óptica Geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, 42, 01-13. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0057
Gonçalves, J. R. (2019). Como escrever um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 2(5), 29-55. https://doi.org/10.5281/zenodo.4319105
Hammel, C., Santos, S. A., & Miyahara, R. Y. (2021). Fragilidades e potencialidades das UEPS sob a perspectiva CTSA na formação continuada de professores de ciências e matemática. Imagens da Educação, 11(3), 89-110. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.51441
Hilger, T. R., & Griebeler, A. (2013). Uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativo utilizando mapas conceituais. Investigações em Ensino de Ciências, 18(1), 199-213. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/169
Kitchenham, B. (2004). Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele University, Keele, 33.
Kitchenham, B., & Charters, S. (2007). Guidelines for Performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering, Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report.
Lima, D. O., & Damasio, F. (2019). O violão no ensino de acústica: uma proposta com enfoque histórico-epistemológico em uma unidade de ensino potencialmente significativa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(3), 818-840. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p818
Martins, C. O., Parisoto, M. F., Heimfarth, T., Zara, R. A., & Leonel, A. A. (2017). O Ensino de Relatividade Restrita no Ensino Médio a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 35(n. extra),1209-1214. Recuperado de https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/336206
Masini, E. F. S., & Moreira, M. A. (2017). Aprendizagem significativa na escola. Curitiba, PR: Crv.
Merlim, R. S., Saraiva, V. S. M., Meneguelli, D. C. S., Machado, C. H., & Caldas, R. L. (2019). Unidade de Ensino Potencialmente Significativa: análise da aplicação sobre efeito fotoelétrico. Revista Thema, 6(2), 284-300. http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.284-300.1362
Moreira, M. A. (2011). Unidades de Enseñaza Potencialmente Signifivos – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, 1(2),43-63. Recuperado de http://moreira.if.ufrgs.br/UEPSport.pdf
Moreira, M. A. (2012). Al final, qué es aprendizaje significativo? Revista Qurriculum, 25, 29-56. Recuperado de https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/96956/000900432.pdf
Moreira, M. A. (2017). Ensino e aprendizagem significativa. São Paulo, SP: Livraria da Física.
Moreira, M. A. (2018). Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, 32(94), 73-80. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006
Oliveira, M. M. (2018). Como fazer pesquisa qualitativa. (7a ed.) Recife, PE: Vozes.
Pantoja, G. C. F., & Moreira, M. A. (2021). Unidades de Ensino Potencialmente Significativas em Indução Eletromagnética: um estudo sobre a conceitualização de estudantes de nível superior. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 38(3), 1420-1452. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e75550
Parisoto, M. F., Moreira, M. A., & Kilian, A. S. (2016). Efeito da aprendizagem baseada no método de projetos e na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa na retenção do conhecimento: uma análise quantitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 9(2), 268-292. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v9n2.2110
Pietrocola, M. (2005). Ensino de Física: Conteúdo, metodologia e Epistemologia numa concepção integrada, (2a ed.). Florianópolis, SC: Ufsc
Pszybylski, R. F., Motta, M. S., & Kalinke, M. A. (2020). Uma revisão sistemática sobre as pesquisas realizadas em programas de mestrado professional que versam sobre a utilização de smartphones no ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(2), 406-427. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p406
Queiroz, L. R. S. (2006). Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Revista Claves, João Pessoa, PB, 2, 87-98.
Ramos, A., Faria, P. M., & Faria, A. (2014). Revisão sistemática de literatura: contributo à inovação na investigação em ciências da educação. Revista Diálogo Educação, 14(41), 17-36.. http://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01
Schittler, D., & Moreira, M. A. (2016). Física moderna e contemporânea no primeiro ano do ensino médio: laser de rubi um exemplo de unidade de ensino potencialmente significativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 9(3), 01-24. http://doi.org/10.3895/rbect.v9n3.2407
Souza, G. F.; & Pinheiro, N. A. M. (2019). Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS): identificando tendências e possibilidades de pesquisa / Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU): identifying trends and research possibilities. Revista Dynamis, 25(1), 113-128. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p113-128
Spohr, C. B., Garcia, I. K., & Santarosa, M. C. P. (2017.). Identificando a evolução conceitual no Ensino de Eletromagnetismo, através de uma UEPS baseada num sistema de som automotivo gerador de energia. Investigações em Ensino de Ciências, 22(3), 162-175. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p162
Stroupe, D. (2014). Examining Classroom Science Practice Communities: How Teachers and Students Negotiate Epistemic Agency and Learn Science-as-practice. Science Education, Wiley Online Library, 98(3), 487-516. https://doi.org/10.1002/sce.21112
Zabala, A. (1998). A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Wolney Cosme Silva André
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.