A CÉLULA É UM OVO-FRITO? UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS ON-LINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p213

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Representações visuais, Análise de imagens, Citologia

Resumo

Este trabalho buscou sinalizar as concepções conceituais das representações imagéticas da célula disponibilizadas on-line, identificando possíveis fragilidades e/ou potencialidades das imagens a fim de estimular uma escolha crítica e fundamentada do professor que utiliza deste recurso em sala de aula. Para tanto, o percurso metodológico se baseou numa abordagem qualitativa de enfoque exploratório, visando compreender o significado das imagens por meio da Gramática do Design Visual. O corpus de análise inicial contou com 2.794 imagens, buscadas no Google Imagens pelas palavras-chave: “biologia celular”, “célula”, “citologia” e “estruturas celulares”. Após as devidas exclusões, o corpus de análise final contou com 1.282 imagens. Os resultados sinalizaram um predomínio de imagens estáticas em comparação às imagens que narravam processos. As imagens de células animais ovoides dominaram os bancos de dados, bem como as células eucariontes. Ainda, os microrganismos tiveram baixa representação imagética. Ao final reiteramos a importância do professor como peça-chave na escolha crítica e fundamentada de imagens para ensinar, a fim de que essas cumpram seu papel pedagógico.

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Oestreich, L., & Goldschmidt, A. I. . (2023). A CÉLULA É UM OVO-FRITO? UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS ON-LINE. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(1), 213–226. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p213

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