EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BILÍNGUE E VISUAL PARA ESTUDANTES SURDOS(AS) NAS PESQUISAS NACIONAIS COM VISTAS PARA O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p357

Palavras-chave:

Educação Científica, Educação Bilíngue, Cultura Surda, Libras

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar um panorama sobre os principais aspectos que norteiam a educação científica bilíngue e visual para estudantes surdos, considerando aproximações com o Ensino de Física e com a Educação em Astronomia. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em revistas nacionais da área, buscando estabelecer as principais barreiras linguísticas enfrentadas na educação científica para estudantes surdos. Bem como, possibilitar o reconhecimento sobre como essas barreiras podem ser ultrapassadas e quais são as estratégias, práticas didáticas e recursos visuais utilizados para superar as dificuldades enfrentadas na educação científica para surdos. Assim, dentre as principais barreiras linguísticas se destacam o desconhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e cultura surda pelos(as) docentes, pouco entendimento sobre os conceitos da área da Física por parte dos(as) Intérpretes de Libras, a escassez de sinais para terminologias científicas, principalmente em Astronomia, bem como, um aprendizado tardio de Libras e da língua portuguesa escrita pelos(as) estudantes surdos(as). Além disso, as maiores problemáticas na educação científica para surdos se encontram no contexto da escola regular e, com isso, há um maior número de estudos que abordam sobre esse contexto. Felizmente, muitas pesquisas vêm apontando possíveis soluções para essas problemáticas. De modo geral, tanto docentes quanto Intérpretes de Libras têm recorrido ao uso de estratégias e recursos didático-pedagógicos visuais e bilíngues, considerando diferentes modos, corporais, sensoriais e multimodais, na promoção interação, comunicação e do processo de ensino-aprendizagem científico.

Biografia do Autor

Ellen Cristine Prestes Vivian, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutoranda em Ensino de Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Libras, em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Futura e em Metodologia do Ensino de Matemática e Física e em Orientação Escolar e Supervisão pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni). Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas - Habilitação em Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Caçapava do Sul e segunda Licenciatura em Letras Português-Libras. Experiências acadêmicas na área de Ensino de Física e Educação de surdos, com a participação no Programa Institucional de Bolsas para Iniciação a Docência (PIBID: Subprojeto Ciências Exatas, 2011 a 2014 e Subprojeto Física, 2014 a 2015), monitoria voluntária da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Unipampa, de 2014 a 2015. Atuação profissional como Professora de Libras na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul - RS, de 2018 a 2019; Professora Intérprete de Libras na rede municipal de ensino de São Sepé - RS, de 2015 a 2022. Atualmente, Orientadora Educacional e Professora de Libras na rede municipal de ensino de Caçapava do Sul - RS, desde 2022.

Alexsandro Pereira de Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Alexsandro Pereira de Pereira é Professor Adjunto do Departamento de Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS. É Licenciado em Física (2003) pela UFRGS e possui os títulos de Mestre em Ensino de Física (2008) e de Doutor em Ensino de Física (2012) por essa mesma universidade. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase no Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem sociocultural, ensino de física quântica e explicações científicas .

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2023-05-02

Como Citar

Prestes Vivian, E. C., & Pereira de Pereira, A. (2023). EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BILÍNGUE E VISUAL PARA ESTUDANTES SURDOS(AS) NAS PESQUISAS NACIONAIS COM VISTAS PARA O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(1), 357–382. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p357

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Artigos