SENTIDOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOBILIZADOS EM DISCURSOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS ENVOLVIDOS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p33Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação em Ciências, Formação de Professores, Currículo Escolar, Análise de DiscursoResumo
Apesar de destacada em documentos legislativos, as escolas habitualmente abordam a Educação Ambiental (EA) de forma fragmentada e pouco consolidada. A formação inicial e continuada dos professores tem influência sobre esse panorama. Nosso objetivo foi interpretar os sentidos sobre EA, sobre a formação docente para a EA e sobre as ações em EA nas escolas mobilizados em discursos dos professores de instituições do Ensino Básico onde estagiavam licenciandos de Ciências Biológicas. Aplicamos questionários semiestruturados e nos embasamos no referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa. Como resultados, observamos pequena diversidade de sentidos em relação à EA, com uma hegemonia daqueles relacionados à mudança de hábitos para preservar recursos, de EA para conservação e de EA restrita a aspectos biológicos. Alguns participantes também apresentaram uma hibridização entre EA e ensino de Ecologia. Nos discursos dos professores, as ações e discussões relacionadas à temática nas escolas são pontuais e pouco sistematizadas, carecendo de abordagens interdisciplinares, assim como se deu na formação inicial e continuada da maioria. Concluímos propondo o estabelecimento de uma relação mais orgânica entre escola e universidade, com ampliação de tempos e espaços para interações, incluindo reflexões e pesquisas coletivas que favoreçam a compreensão da constituição e mobilização de sentidos sobre a temática e problematizem seus reflexos no fazer docente.Referências
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