SENTIDOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOBILIZADOS EM DISCURSOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS ENVOLVIDOS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Elizabeth Bozoti Pasin Departamento de Biologia e Ciências Colégio Pedro II campus Duque de Caxias Rua Doutor Manoel Reis, 501,Centenário, Duque de Caxias, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3448-5889
  • Reinaldo Luiz Bozelli Laboratório de Limnologia, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Carlos Chagas Filho, 373, CCS, Bl. A, Sub-Solo, Sala A0-008, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p33

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação em Ciências, Formação de Professores, Currículo Escolar, Análise de Discurso

Resumo

Apesar de destacada em documentos legislativos, as escolas habitualmente abordam a Educação Ambiental (EA) de forma fragmentada e pouco consolidada. A formação inicial e continuada dos professores tem influência sobre esse panorama. Nosso objetivo foi interpretar os sentidos sobre EA, sobre a formação docente para a EA e sobre as ações em EA nas escolas mobilizados em discursos dos professores de instituições do Ensino Básico onde estagiavam licenciandos de Ciências Biológicas. Aplicamos questionários semiestruturados e nos embasamos no referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa. Como resultados, observamos pequena diversidade de sentidos em relação à EA, com uma hegemonia daqueles relacionados à mudança de hábitos para preservar recursos, de EA para conservação e de EA restrita a aspectos biológicos. Alguns participantes também apresentaram uma hibridização entre EA e ensino de Ecologia. Nos discursos dos professores, as ações e discussões relacionadas à temática nas escolas são pontuais e pouco sistematizadas, carecendo de abordagens interdisciplinares, assim como se deu na formação inicial e continuada da maioria. Concluímos propondo o estabelecimento de uma relação mais orgânica entre escola e universidade, com ampliação de tempos e espaços para interações, incluindo reflexões e pesquisas coletivas que favoreçam a compreensão da constituição e mobilização de sentidos sobre a temática e problematizem seus reflexos no fazer docente.

Biografia do Autor

Elizabeth Bozoti Pasin, Departamento de Biologia e Ciências Colégio Pedro II campus Duque de Caxias Rua Doutor Manoel Reis, 501,Centenário, Duque de Caxias, RJ, Brasil

Professora Efetiva do Departamento de Biologia e Ciências do Colégio Pedro II. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Médica da UFRJ - área de concentração: Educação, Gestão e Difusão em Biociências) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PGECOL/UFJF).

Reinaldo Luiz Bozelli, Laboratório de Limnologia, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Carlos Chagas Filho, 373, CCS, Bl. A, Sub-Solo, Sala A0-008, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor TItular do Departamento de Ecologia da UFRJ, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais também pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Instituto Max-Planck de Limnologia, em Ploen, Alemanha. Realizou estágio Pós-Doutoral no Instituto de Estudo dos Ecossistemas, em Pallanza, Itália (2005-06).

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Publicado

2017-08-17

Como Citar

Pasin, E. B., & Bozelli, R. L. (2017). SENTIDOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOBILIZADOS EM DISCURSOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS ENVOLVIDOS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 22(2), 33–56. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p33

Edição

Seção

Artigos