AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CONTRIBUTOS DO PENSAMENTO HABERMASIANO
Palavras-chave:
políticas públicas, formação docente, Teoria da Ação Comunicativa, Habermas.Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que pretende discutir as relações entre políticas públicas e trajetórias formativas de professores de Ciências, na qual fazemos uso da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas como principal referencial teórico. Os dados foram constituídos pela história de vida de uma professora de Ciências, obtida por meio de entrevista semiestruturada e submetida à análise de conteúdo. Foi possível ampliar nosso entendimento a respeito da implementação de políticas de formação docente, bem como notar que embora sitiada por imperativos sistêmicos, existem focos de racionalidade comunicativa, os quais, cremos, necessitam ser ampliados, pois para nós, a formação de professores de Ciências, fundamentada na racionalidade instrumental, dificulta a compreensão dos docentes como sujeitos políticos, o que poderia ser viabilizado se a racionalidade comunicativa estivesse na raiz dos modelos formativos, permitindo o desenvolvimento da capacidade crítica e emancipatória dos professores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.