EXPERIMENTOS E CONTEXTOS NAS EXPOSIÇÕES INTERATIVAS DOS CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Maura Ventura Chinelli Universidade Federal Fluminense Rua Visconde do Rio Branco s/n, São Domingos – Niterói – RJ – Brasil. CEP: 24 210-200 Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, Manguinhos - Rio de Janeiro – RJ – Brasil. CEP: 21 040-360
  • Luiz Edmundo Vargas de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Rua Lúcio Tavares, 1045, Nilópolis – RJ – Brasil. CEP: 26 530-060 Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, Manguinhos - Rio de Janeiro – RJ – Brasil. CEP: 21 040-360

Palavras-chave:

centros e museus de ciências, educação científica, natureza da ciência, pesquisa-ação

Resumo

Descreve-se aqui uma pesquisa que visou identificar, através da análise dos experimentos e dos contextos nas exposições interativas dos centros e museus de ciências, as condições necessárias para a apreensão da cultura científica na concepção pós-positivista. O projeto foi desenvolvido com a participação de estudantes de cursos de formação de professores em uma proposta baseada nos princípios e métodos da pesquisa-ação, visando a formar competências que levem a interferências futuras no campo profissional. Os resultados demonstram que as exposições interativas da amostra analisada estão organizadas de acordo com o paradigma clássico: oferecem possibilidades de experimentação que produzem dados observacionais supostamente neutros e mantém separados a natureza e o ser humano. Como conclusão, tem-se que aquelas exposições contribuem para a aproximação dos visitantes à ciência positivista, não se configurando em contribuição para aproximá-los da concepção de ciência fundada no contemporâneo paradigma da complexidade.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Chinelli, M. V., & de Aguiar, L. E. V. (2016). EXPERIMENTOS E CONTEXTOS NAS EXPOSIÇÕES INTERATIVAS DOS CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 14(3), 377–392. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/348

Edição

Seção

Artigos