A PRÁTICA DOCENTE E O DIÁLOGO ENTRE SABERES NO ENSINO DE BOTÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p157Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, Ensino de biologia, Concepção de professoresResumo
Um dos desafios na educação do Brasil tem sido desenvolver práticas pedagógicas que contextualizem o ensino e façam acontecer o diálogo entre os diferentes tipos de conhecimento em sala de aula. No presente artigo, buscamos identificar as concepções dos professores de Biologia sobre o conteúdo de botânica, e responder as seguintes perguntas: a) Como se dá a prática docente nas aulas de botânica do Ensino Médio? b) Quais os desafios da prática docente no ensino de botânica? c) Qual a importância das aulas práticas para o ensino de botânica de acordo com a concepção dos professores? d) Como o conhecimento local dos estudantes é compreendido e utilizado pelos professores nas aulas de botânica? A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa. O lócus da pesquisa foram quatro escolas públicas da rede Estadual de ensino de Nazaré da Mata (PE) e os sujeitos professores que lecionam biologia no 2º ano do Ensino Médio. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observações de aulas de botânica e encontros com os professores para discutir ponto a ponto sobre a temática do estudo. Observamos que a prática docente sobre o conteúdo de botânica se baseia no ensino tradicional com viés unilateral. De acordo com os docentes, os principais desafios para ministrar as aulas são o pouco tempo disponível para as aulas, a priorização dos conteúdos voltados para as avaliações externas e a falta de estrutura nas escolas. Os professores relatam sentir dificuldade para ministrar os conteúdos, e associam essa dificuldade à própria formação. Além disso, observamos que o diálogo entre saberes não estava presente nas aulas, havendo desconhecimento da maioria dos professores a respeito dos diferentes tipos de conhecimento e das formas de abordá-los em sala de aula.Referências
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