CONHECER A MATA ATLÂNTICA NA INFÂNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Valerie Nicollier Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, Bahia, Brasil.
  • Fermin Garcia C. Velasco Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, Bahia, Brasil.

Palavras-chave:

Mata Atlântica, saber ambiental.

Resumo

O presente trabalho investiga os fundamentos biopsicológicos que moldam a relação da criança com a Natureza. De abordagem cognitivista, fundamenta-se na Teoria das Inteligências Múltiplas que preconiza a existência de oito inteligências no ser humano, inclusive uma Inteligência Naturalista. Partindo do pressuposto de que cada inteligência corresponde a uma forma específica de compreender o mundo, o estudo investigou como as diferentes inteligências utilizadas pelas crianças contribuem para a construção de um Saber Ambiental relacionado à compreensão do bioma local. Participaram da pesquisa 45 crianças de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola de Ilhéus, Bahia, Brasil. Essa população foi escolhida por estar vivendo na proximidade de remanescentes da Mata Atlântica, um bioma reconhecido internacionalmente pela sua rica e ameaçada biodiversidade. Os resultados da pesquisa sugerem que o desenvolvimento da Inteligência Naturalista, em interação com as inteligências cinestésico-corporal e visuo-espacial, pode auxiliar na construção de um Saber Ambiental relacionado à Mata Atlântica.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Nicollier, V., & Velasco, F. G. C. (2016). CONHECER A MATA ATLÂNTICA NA INFÂNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 14(3), 421–456. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/350

Edição

Seção

Artigos