O PROFESSOR DE FÍSICA EM SALA DE AULA: UM INSTRUMENTO PARA CARACTERIZAR SUA ATUAÇÃO
Palavras-chave:
Construtivismo na sala de aula, formação de professores, modificação das práticas docentes.Resumo
No intuito de analisar e interpretar a atuação do professor de física em sala de aula, elaboramos um instrumento de análise com cinco dimensões, que procuraram descrever – i) as estratégias escolhidas para a condução do ensino, ii) as habilidades mobilizadas, iii) as atitudes na interação com os alunos, iv) a avaliação que o professor faz do seu trabalho e v) a meta-avaliação ou tomada de consciência sobre a própria atuação. O instrumento foi construído a partir de ideias construtivistas sobre ensino e aprendizagem e de dados empíricos provenientes de relatos de professores sobre suas aulas. Num processo de idas e vindas, buscamos coerência da teoria adotada com a natureza dos dados sobre a atuação do professor. O objetivo maior foi de fornecer subsídios aos formadores de professores sobre as dificuldades que estes podem encontrar para modificar suas práticas a partir das ideias veiculadas pelos programas de formação docente.Downloads
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