ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELAÇÃO ENTRE ESTILOS DE PENSAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Marcelo Lambach Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC-SC
  • Carlos Alberto Marques Centro de Ciências da Educação (CED) e PPGECT da UFSC

Palavras-chave:

Ensino de Química, EJA, Estilos de Pensamento, Formação Permanente.

Resumo

O Objetivo da pesquisa a que se refere esse artigo foi identificar elementos caracterizadores de Estilos de Pensamento – EP de professores de Química que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Paraná, e se esses EP são afetados pela formação inicial e a continuada. A categoria analítica EP, formulada por Ludwik Fleck, foi utilizada como auxiliar na identificação de como se estrutura o conhecimento em determinado campo de estudo, neste caso, o Ensino de Química na EJA. Para tanto, foram comparados os EP de professores com e sem participação em cursos de formação continuada, analisando as práticas, concepções e valores docentes extraídos por meio de entrevistas, utilizando os princípios pedagógicos e dialógico-problematizadores propostos por Paulo Freire. Procurou-se evidenciar e avaliar a forma de influência da formação inicial, do tempo de atuação no magistério, e em especial, dos cursos de formação continuada sobre a forma de entender o conhecimento científico e ensiná-lo aos alunos da EJA. Utilizando a Análise Textual Discursiva foi realizado um estudo comparativo entre os EP presentes no discurso docente, suas contradições e conceituações, por meio do qual se objetivou evidenciar a existência da formação de Coletivos de Pensamento (CP) que agregam professores em torno de determinados EP.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Lambach, M., & Marques, C. A. (2016). ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELAÇÃO ENTRE ESTILOS DE PENSAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE. Investigações Em Ensino De Ciências, 14(2), 219–235. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/356

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)