UMA ANÁLISE EVOLUTIVA DE MODELOS DIDÁTICOS ASSOCIADOS ÀS CONCEPÇÕES DIDÁTICAS DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA ENVOLVIDOS EM UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO FORMATIVA

Autores

  • Flaviane Predebon Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde Departamento de Bioquímica Instituto de Ciências Básicas da Saúde/UFRGS Rua Ramiro Barcelos, 2600 – Prédio Anexo Bairro Santana – CEP 90035-003 – Porto Alegre-RS
  • José Cláudio Del Pino Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde Departamento de Bioquímica Instituto de Ciências Básicas da Saúde/UFRGS Rua Ramiro Barcelos, 2600 – Prédio Anexo Bairro Santana – CEP 90035-003 – Porto Alegre-RS

Palavras-chave:

formação de professores, modelos didáticos, concepções didáticas.

Resumo

Neste trabalho objetiva-se apresentar os resultados da principal análise realizada em um estudo de caso no âmbito da formação de professores a qual buscou identificar as evoluções dos modelos didáticos associados às concepções didáticas de futuros professores de Química através da análise das Unidades Didáticas construídas durante uma disciplina em que foi aplicada uma intervenção metodológica coerente ao modelo didático investigativo e cujo referencial teórico esteve apoiado em uma proposta dividida em três níveis de transição – de €partida, intermediário e desejável – caracterizando a evolução do conhecimento profissional apresentada por Porlán & Rivero (1998). Os resultados alcançados demonstram que os sujeitos envolvidos na intervenção metodológica apresentaram características mescladas em suas Unidades Didáticas do modelo de partida e intermediários já no início da disciplina, incorporando características investigativas ao longo de suas construções, o que mostra evoluções dos modelos didáticos devido à intervenção. Além disso, outros aspectos em relação às concepções didáticas dos futuros professores foram percebidos, enriquecendo as discussões desencadeadas pelo estudo e contribuindo para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções de professores em formação.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Predebon, F., & Del Pino, J. C. (2016). UMA ANÁLISE EVOLUTIVA DE MODELOS DIDÁTICOS ASSOCIADOS ÀS CONCEPÇÕES DIDÁTICAS DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA ENVOLVIDOS EM UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO FORMATIVA. Investigações Em Ensino De Ciências, 14(2), 237–254. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/357

Edição

Seção

Artigos