UMA ANÁLISE EVOLUTIVA DE MODELOS DIDÁTICOS ASSOCIADOS ÀS CONCEPÇÕES DIDÁTICAS DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA ENVOLVIDOS EM UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO FORMATIVA
Palavras-chave:
formação de professores, modelos didáticos, concepções didáticas.Resumo
Neste trabalho objetiva-se apresentar os resultados da principal análise realizada em um estudo de caso no âmbito da formação de professores a qual buscou identificar as evoluções dos modelos didáticos associados às concepções didáticas de futuros professores de Química através da análise das Unidades Didáticas construídas durante uma disciplina em que foi aplicada uma intervenção metodológica coerente ao modelo didático investigativo e cujo referencial teórico esteve apoiado em uma proposta dividida em três níveis de transição – de €partida, intermediário e desejável – caracterizando a evolução do conhecimento profissional apresentada por Porlán & Rivero (1998). Os resultados alcançados demonstram que os sujeitos envolvidos na intervenção metodológica apresentaram características mescladas em suas Unidades Didáticas do modelo de partida e intermediários já no início da disciplina, incorporando características investigativas ao longo de suas construções, o que mostra evoluções dos modelos didáticos devido à intervenção. Além disso, outros aspectos em relação às concepções didáticas dos futuros professores foram percebidos, enriquecendo as discussões desencadeadas pelo estudo e contribuindo para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções de professores em formação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.