O ENSINO DA FISIOLOGIA HUMANA. UM ESTUDO COM ESTUDANTES DA FONOAUDIOLOGIA ENVOLVENDO O TEMA ‘HOMEOSTASIA’
Palavras-chave:
educação científica, ensino por pesquisa, aprendizagem significativa, homeostasia.Resumo
Este estudo foi realizado com o objetivo de compreender as aprendizagens de estudantes de 1º ano de um curso de Fonoaudiologia, na disciplina Fisiologia Geral. A pesquisa do tema homeostasia envolveu uma amostra destes estudantes e ações de ensino em torno deste assunto, com o uso de recursos didáticos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, assentado na matriz teórica Ausubeliana, em que ações de ensino envolvem diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, articulação entre conceitos e idéias tradicionalmente produzidas e ensinadas de modo fragmentário. Os resultados obtidos mostram que os estudantes desenvolvem idéias mais científicas sobre fenômenos biológicos, em particular sobre a homeostasia; passam a participar mais ativamente na (re)construção do conhecimento pessoal e no desenvolvimento de um novo currículo escolar; superaram a fragmentação do conhecimento que hoje dificulta compreender, representar e ensinar o próprio conhecimento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.