O ENSINO DA FISIOLOGIA HUMANA. UM ESTUDO COM ESTUDANTES DA FONOAUDIOLOGIA ENVOLVENDO O TEMA ‘HOMEOSTASIA’

Autores

  • Viviane Souza Galvão Departamento de Fonoaudiologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

educação científica, ensino por pesquisa, aprendizagem significativa, homeostasia.

Resumo

Este estudo foi realizado com o objetivo de compreender as aprendizagens de estudantes de 1º ano de um curso de Fonoaudiologia, na disciplina Fisiologia Geral. A pesquisa do tema homeostasia envolveu uma amostra destes estudantes e ações de ensino em torno deste assunto, com o uso de recursos didáticos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, assentado na matriz teórica Ausubeliana, em que ações de ensino envolvem diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, articulação entre conceitos e idéias tradicionalmente produzidas e ensinadas de modo fragmentário. Os resultados obtidos mostram que os estudantes desenvolvem idéias mais científicas sobre fenômenos biológicos, em particular sobre a homeostasia; passam a participar mais ativamente na (re)construção do  conhecimento pessoal e no desenvolvimento de um novo currículo  escolar;  superaram a fragmentação do conhecimento que hoje dificulta   compreender, representar e ensinar o próprio conhecimento.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Galvão, V. S. (2016). O ENSINO DA FISIOLOGIA HUMANA. UM ESTUDO COM ESTUDANTES DA FONOAUDIOLOGIA ENVOLVENDO O TEMA ‘HOMEOSTASIA’. Investigações Em Ensino De Ciências, 14(2), 255–280. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/358

Edição

Seção

Artigos