REPENSANDO “O BIOLÓGICO” NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE BIOLOGIAS FEMINISTAS PÓS-DUALISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p309

Palavras-chave:

Diferença Sexual, Educação Sexual, Epistemologia Feminista, Feministas Biólogas, Sexo/gênero

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar e discutir elementos teóricos pós-dualistas com foco nas feministas biólogas, visando repensar discussões sobre "o biológico" na área de pesquisa em Educação em Ciências. Dentre outros aspectos, essa investigação se justifica, tendo em vista a necessidade de discussões de natureza teórica na área em questão. De início, discute-se sobre aspectos do debate natureza-cultura para, em seguida, abordarmos os conceitos de gênero e sexo através de uma trajetória temporal. Posteriormente, apresentamos reflexões acerca das biologias de tradição no que concerne às discussões de sexo e gênero, bem como a emergência de biologias pós-dualistas no trato dessas temáticas. Por fim, destacamos que as perspectivas pós-dualistas tem potencialidade para dotar as pesquisas da área de Ensino de Ciências e nossa atuação docente com novos conceitos e abordagens, não inteligíveis em contexto dualista, como é o caso dos conceitos de sexo/gênero e corporificação social, os quais expressam um emaranhamento entre corpo biológico e social. Além disso, as biologias feministas pós-dualistas podem nos auxiliar na discussão de temáticas que envolvam aspectos anatomofisiológicos e sexo/gênero, de maneira vigilante aos determinismos (biológicos ou sociais), e sem tratar “o biológico” como enrijecido ou de forma pejorativa.

Biografia do Autor

Bruno Tavares, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Doutorando

Licenciado em Ciências Biológicas -Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC -Brasil. Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC) -Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC -Brasil.

Mariana Brasil Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Professora Magistério Superior

Doutora em Ciências (Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Magistério Superior - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Adriana Mohr, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Professora Titular

Doutora em Educação (Ensino em Ciências Naturais) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Tavares, B., Brasil Ramos, M., & Mohr, A. (2024). REPENSANDO “O BIOLÓGICO” NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE BIOLOGIAS FEMINISTAS PÓS-DUALISTAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(2), 309–336. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p309

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