REPENSANDO “O BIOLÓGICO” NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE BIOLOGIAS FEMINISTAS PÓS-DUALISTAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p309Palavras-chave:
Diferença Sexual, Educação Sexual, Epistemologia Feminista, Feministas Biólogas, Sexo/gêneroResumo
Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar e discutir elementos teóricos pós-dualistas com foco nas feministas biólogas, visando repensar discussões sobre "o biológico" na área de pesquisa em Educação em Ciências. Dentre outros aspectos, essa investigação se justifica, tendo em vista a necessidade de discussões de natureza teórica na área em questão. De início, discute-se sobre aspectos do debate natureza-cultura para, em seguida, abordarmos os conceitos de gênero e sexo através de uma trajetória temporal. Posteriormente, apresentamos reflexões acerca das biologias de tradição no que concerne às discussões de sexo e gênero, bem como a emergência de biologias pós-dualistas no trato dessas temáticas. Por fim, destacamos que as perspectivas pós-dualistas tem potencialidade para dotar as pesquisas da área de Ensino de Ciências e nossa atuação docente com novos conceitos e abordagens, não inteligíveis em contexto dualista, como é o caso dos conceitos de sexo/gênero e corporificação social, os quais expressam um emaranhamento entre corpo biológico e social. Além disso, as biologias feministas pós-dualistas podem nos auxiliar na discussão de temáticas que envolvam aspectos anatomofisiológicos e sexo/gênero, de maneira vigilante aos determinismos (biológicos ou sociais), e sem tratar “o biológico” como enrijecido ou de forma pejorativa.Referências
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