TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE DUAS CAMADAS SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p153Palavras-chave:
Circuitos elétricos, Corrente elétrica, Diferença de potencial elétrico, Teoria da Resposta ao Item.Resumo
A investigação sobre o ensino de circuitos elétricos tem evidenciado as dificuldades dos alunos em construírem um modelo mental sólido e cientificamente consistente. O questionário de duas camadas 2T-SEC, destinado a avaliar conhecimentos sobre circuitos elétricos simples, foi traduzido e administrado a 223 alunos do 9.º e 10.º anos de uma escola portuguesa, com o objetivo de proceder à sua validação para português. Na validação, usou-se o modelo da Teoria da Resposta ao Item (logístico de dois parâmetros). A consistência interna do teste para o 9.º e 10.º anos, avaliada pelo alfa de Cronbach, com valores de 0,88 e 0,86 respetivamente, e as estimativas dos parâmetros dos itens (discriminação e dificuldade) mostram que o questionário é um instrumento de diagnóstico fiável e válido, adequado para ser usado como pós-teste para alunos portugueses do ensino fundamental/médio. Os resultados indicam, ainda, que o questionário tem maior poder informativo para alunos com nível de desempenho intermédio e reforçam algumas das conclusões da literatura atual: o conceito de diferença de potencial elétrico (d.d.p.) é delicado e complexo e a maioria dos alunos demora tempo a construir um modelo mental sólido e consistente sobre circuitos elétricos.Referências
Akaike, H. (1981). Likelihood of a Model and Information Criteria. Journal of Econometrics, 16(1), 3-14.
http://dx.doi.org/10.1016/0304-4076(81)90071-3
Allen, M. J., & Yen, W. M. (2001). Introduction to Measurement Theory. Long Grove, United States of America: Waveland Press.
Almeida, Maria J. BM., Salvador, Andreia & Costa, Maria M. RR. (2014). Analogy for Drude's free electron model to promote students' understanding of electric circuits in lower secondary school. Physical Review Special Topics - Physics Education Research, 10(2), 020118. https://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.10.020118
Araujo, A. V. R. de, Silva, E. S., Jesus, V. L. B. de, & Oliveira, A. L. de (2017). Uma associação do método Peer Instruction com circuitos elétricos em contextos de aprendizagem ativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, 39(2), e2401. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0184
Bentler, P. M., & Bonett, D. G. (1980). Significance tests and goodness-of-fit in the analysis of covariance structures. Psychological Bulletin, 88(3), 588-606. http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.88.3.588
Bentler, P. M. (1990). Comparative fit indexes in structural models. Psychological Bulletin, 107(2), 238-246. http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.107.2.238
Birnbaum, A. (1968). Statistical Theories of Mental Test Scores. In F. M. Lord e M.R. Novick (Eds.). Reading, United States of America: Addison-Wesley.
Burde, Jan-Philipp & Wilhelm, Thomas (2020). Teaching electric circuits with a focus on potential differences. Physical Review Physics Education Research, 16(2), 020153. https://link.aps.org/doi/10.1103/PhysRevPhysEducRes.16.020153
Cohen, R., Eylon, B., & Ganiel, U. (1983). Potential difference and current in simple electric circuits: A study of students’ concepts. American Journal of Physics, 51, 407-412. https://doi.org/10.1119/1.13226
Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 16, 297-334. https://doi.org/10.1007/BF02310555
Dorneles, Pedro F., Araujo, Ives S., & Veit, Eliane A. (2006). Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade: parte I - circuitos elétricos simples. Revista Brasileira de Ensino de Física, 28(4),487-496. https://doi.org/10.1590/S1806-11172006000400011
Embretson, S. E., & Reise, S.P. (2000). Item response theory for psychologists. Mahwah, New Jersey, London: Lawrence Erlbaum Associates
Engelhardt, Paula, & Beichner, Robert. (2004). Students' Understanding of Direct Current Resistive Electrical Circuits. American Journal of Physics, 72(1), 98-115. Recuperado de Students’ understanding of direct current resistive electrical circuits
Guilford, J. P., & Fruchter B. (1978). Fundamental statistics in psychology and education. New York, United States of America: McGraw-Hill.
Hake, Richard R. (1998). Interactive-engagement versus traditional methods: A six-thousand-student survey of mechanics test data for introductory physics courses. American Journal of Physics, 66(1) 64-74. https://doi.org/10.1119/1.18809
Halloun, I. (2007) Inventory of Basic Conceptions - DC Circuits (IBCDC). Recuperado de https://www.physport.org/ assessments/assessment.cfm?I=96&A=IBCDC
Hambleton, R. K., Swaminathan H., & Rogers, H. J. (1991). Fundamentals of Item Response Theory. Thousand Oaks, United States of America: Sage Publications.
Hestenes, David, Wells, Malcolm, & Swackhamer, Gregg. (1992). Force Concept Inventory. The Physics Teacher, 30, 141-158. https://doi.org/10.1119/1.2343497
Ivanjek, Lana, Winter, Louisa, Schubatzky, Thomas, Hopf, Martin, Burde, Jan-Philipp, Haagen-Schützenhöfer, Claudia, Dopatka, Liza, Spatz, Verena & Wilhelm, Thomas. (2021). Development of a two-tier instrument on simple electric circuits. Physical Review Physics Education Research, 17,1-15. Recuperado de https://journals.aps.org/prper/abstract/10.1103/PhysRevPhysEducRes.17.020123
McDermott, L. C., & Shaffer P. S. (1992). Research as a guide for curriculum development: An example from introductory electricity. Part I: Investigation of student understanding. American Journal of Physics, 60, 994. https://doi.org/10.1119/1.17003
McDermott, L. C., Shaffer, P. S., & Rosenquist, M. L. (1996). Physics by Inquiry. An Introduction to Physics and the Physical Sciences. Hoboken, United States of America: Wiley.
McDermott, L. C., & Shaffer, P. S. (2002). Tutorials in Introductory Physics — 1 st ed. Upper Saddle River , United States of America: Prentice Hall.
Mota, A. R. L., Santos, J. L., & Rosa, C. T. W. (2023). Aprender circuitos elétricos com estações laboratoriais para desenvolver competências metacognitivas. A Física na Escola, 21, 220808-1. https://doi.org/10.59727/fne.v21i1.58
Muñiz, J. (1990). Teoría de respuesta a los ítens: Un nuevo enfoque en la evolución psicológica y educativa. Madrid, España: Pirámide, S. A.
Murphy, K. R., & Davidshofer, C. O. (1988). Psychological testing: Principles and applications. Englewood Cliffs, United States of America: Prentice Hall.
Peşman, Haki & Eryilmaz, Ali. (2010). Development of a Three-Tier Test to Assess Misconceptions About Simple Electric Circuits. Journal of Educational Research, 103, 208-222. https://doi.org/10.1080/00220670903383002
Psillos, D., Tiberghien, A., & Koumaras P. (1988). Voltage presented as a primary concept in an introductory teaching sequence on DC circuits. International Journal of Science Education, 10(1), 29-43.
Schwedes, H., & Dudeck, W.-G. (1996). Teaching electricity by help of a water analogy (how to cope with the need for conceptual change). In Research in science education in Europe (pp. 50-63). London: Falmer.
Shaffer P. S. & McDermott, L. C., (1992). Research as a guide for curriculum development: An example from introductory electricity. Part II: Design of instructional strategies. American Journal of Physics, 60, 1003. https://doi.org/10.1119/1.16979
Sokoloff, D. (1996) Electric Circuits Conceptual Evaluation (ECCE). Recuperado de https://www.physport.org/ assessments/assessment.cfm?I=25&A=ECCE
Stetzer, M. R., Van Kampen, P., Shaffer, P. S. & McDermott, L. C. (2013). New insights into student understanding of complete circuits and the conservation of current. American Journal of Physics, 81,134. https://doi.org/10.1119/1.4773293
Urban-Woldron, H. & Hopf, M. (2012). Entwicklung eines Testinstruments zum Verständnis in der Elektrizitätslehre [Developing a multiple choice test for understanding basic electricity]. Zeitschrift für Didaktik der Naturwissenschaften, 18, 201–227. Recuperado de https://www.pedocs.de/volltexte/2024/31741/pdf/ZfDN_2012_UrbanWoldron_Hopf_Entwicklung_eines_Testinstruments_zum_Verstaendnis.pdf
Viennot, L. (2001). Reasoning in Physics: the part of common sense. Dordrecht, Netherlands: Kluwer Academic Publishers.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Rita Lopes Mota, Patrícia Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.