PRÁTICAS ESCOLARES DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (1972-2020)
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p349Palavras-chave:
Física Moderna e Contemporânea, Ensino Médio, Estado da Arte, Ensino de Física, Práticas PedagógicasResumo
A Física Moderna e Contemporânea (FMC) está presente em nosso dia a dia, a partir de aparatos tecnológicos, notícias de jornais, exames médicos, localização por satélite, internet e tantos outros meios e recursos tecnológicos. Trata-se de temática do nosso cotidiano relevante para a educação escolar básica, em especial, no ensino de Física. Assim, esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar as dissertações e teses defendidas no período de 1972 a 2020 e que trataram de práticas pedagógicas sobre ensino de FMC no Ensino Médio (EM). O trabalho busca ressaltar as inovações e práticas pedagógicas tratadas pelas pesquisas acadêmicas selecionadas e os avanços e obstáculos enfrentados ao se abordar FMC no EM, tendo o seguinte problema de pesquisa: Quais as características e tendências teórico-pedagógicas das práticas de Física Moderna e Contemporânea propostas em dissertações e teses voltadas para o ensino de Física no nível médio? Caracteriza-se como uma pesquisa de estado da arte sobre a produção acadêmica brasileira relativa ao tema proposto. Localizamos 405 pesquisas a partir do Banco de Teses e Dissertações do Centro de Documentação em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Unicamp, que abordavam a temática FMC; e selecionamos 162 trabalhos que tratavam especificamente da implementação de práticas pedagógicas no EM. A partir da leitura dos respectivos textos integrais, classificamos e analisamos os documentos de acordo com os seguintes descritores de Práticas Pedagógicas: Série Escolar, Temas de FMC, Conteúdos de FMC, Métodos e Estratégias de Ensino, Recursos e Materiais Didáticos, Referencial Teórico, Modelo Pedagógico. Dentre as 162 pesquisas, identificamos que a maioria implementou práticas na 3ª série do EM, tendo por temas mais abordados Física Quântica e Física Nuclear e, em menor quantidade, Física do Estado Sólido. Em relação aos métodos e estratégias de ensino, identificamos com maior frequência: utilização de aula expositiva, trabalho em grupo e levantamento e uso de conhecimentos prévios. Os recursos e materiais didáticos mais utilizados foram: internet, computador, apresentações eletrônicas e questionários e exercícios de fixação. Quanto aos modelos pedagógicos que fundamentaram as práticas, predominaram os modelos (Socio) construtivista (44%) e Ciência-Tecnologia-Sociedade (38%), embora tenhamos encontrado práticas condizentes com os modelos Tradicional, Redescoberta e Tecnicista, ressaltando que muitas pesquisas envolveram dois ou mais modelos pedagógicos nas práticas implementadas. Os resultados obtidos revelam a possibilidade de inserção da temática FMC no EM, evidenciando, inclusive, a variedade de opções teórico-metodológicas para a implementação de práticas sobre a temática.Referências
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