Conscientização em Álvaro Vieira Pinto: Contribuições para a Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p111Palavras-chave:
Conscientização, Desenvolvimentismo, Alfabetização Científica Humanizadora, Ensino por investigaçãoResumo
O objetivo desse artigo teórico é discutir a relevância da conscientização em Álvaro Vieira Pinto para o campo da Educação em Ciências, em diálogo com a concepção humanizadora de alfabetização científica (AC). Ancorados na obra de Vieira Pinto, analisamos o subdesenvolvimento como a situação-limite nacional a ser superada pela descolonização, esta entendida como desalienação da consciência, via instauração da ideologia do nacionalismo-desenvolvimentista. Sendo a educação uma via poderosa de difusão ideológica, argumentamos sobre como a Educação em Ciências pode contribuir com o processo de desalienação da consciência por meio do trabalho interdisciplinar de investigação de questões sociocientíficas que são situações-limite na realidade brasileira, desenvolvendo a AC paralelamente à alfabetização política.Referências
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