Conscientização em Álvaro Vieira Pinto: Contribuições para a Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p111

Palavras-chave:

Conscientização, Desenvolvimentismo, Alfabetização Científica Humanizadora, Ensino por investigação

Resumo

O objetivo desse artigo teórico é discutir a relevância da conscientização em Álvaro Vieira Pinto para o campo da Educação em Ciências, em diálogo com a concepção humanizadora de alfabetização científica (AC). Ancorados na obra de Vieira Pinto, analisamos o subdesenvolvimento como a situação-limite nacional a ser superada pela descolonização, esta entendida como desalienação da consciência, via instauração da ideologia do nacionalismo-desenvolvimentista. Sendo a educação uma via poderosa de difusão ideológica, argumentamos sobre como a Educação em Ciências pode contribuir com o processo de desalienação da consciência por meio do trabalho interdisciplinar de investigação de questões sociocientíficas que são situações-limite na realidade brasileira, desenvolvendo a AC paralelamente à alfabetização política.

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Publicado

2025-05-01

Edição

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Artigos

Como Citar

Barcellos, L. da S., & Rosa Coelho, G. (2025). Conscientização em Álvaro Vieira Pinto: Contribuições para a Educação em Ciências. Investigações Em Ensino De Ciências, 30(1), 111-137. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p111