FLEX-AS: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS PERSPECTIVAS DA aPRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FLEXIBILIDADE COGNITIVA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p389Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa Crítica, Estratégia de Ensino, Educação em CiênciasResumo
Este estudo representa o recorte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo identificar aproximações entre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), sua perspectiva crítica (ASC) e a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), e a partir desse diálogo idealizar uma estratégia didática para o ensino de ciências na educação básica que facilite a promoção de aprendizagens significativas e críticas. A análise dos princípios das teorias permitiu identificar cinco pontos de convergência ou descritores, sendo eles: Ênfase na Construção do Conhecimento, Relevância do Conhecimento Prévio, Enfoque na Compreensão Profunda, Aprendizagem Contextualizada e Progressividade da Aprendizagem. Esses descritores foram utilizados para o desenvolvimento de uma estratégia didática para ser utilizada no ensino de ciências. A estratégia desenvolvida foi intitulada FLEX-AS e é composta por quatro etapas: Planejamento, Ambientação, Vivência e Avaliação. Cada uma dessas etapas foi detalhada e fundamentada teórico-metodologicamente. As reflexões acerca da elaboração da FLEX-AS demonstraram a coerência conceitual da integração das teorias que embasam a estratégia, em um nível menos teórico e mais funcional para os docentes.Referências
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