FLEX-AS: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS PERSPECTIVAS DA aPRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FLEXIBILIDADE COGNITIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p389

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa Crítica, Estratégia de Ensino, Educação em Ciências

Resumo

Este estudo representa o recorte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo identificar aproximações entre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), sua perspectiva crítica (ASC) e a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), e a partir desse diálogo idealizar uma estratégia didática para o ensino de ciências na educação básica que facilite a promoção de aprendizagens significativas e críticas. A análise dos princípios das teorias permitiu identificar cinco pontos de convergência ou descritores, sendo eles: Ênfase na Construção do Conhecimento, Relevância do Conhecimento Prévio, Enfoque na Compreensão Profunda, Aprendizagem Contextualizada e Progressividade da Aprendizagem. Esses descritores foram utilizados para o desenvolvimento de uma estratégia didática para ser utilizada no ensino de ciências. A estratégia desenvolvida foi intitulada FLEX-AS e é composta por quatro etapas: Planejamento, Ambientação, Vivência e Avaliação. Cada uma dessas etapas foi detalhada e fundamentada teórico-metodologicamente. As reflexões acerca da elaboração da FLEX-AS demonstraram a coerência conceitual da integração das teorias que embasam a estratégia, em um nível menos teórico e mais funcional para os docentes.

Biografia do Autor

  • José Antônio Bezerra de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutorando em Educação Tecnológica e Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Biologia (Ecologia) Vegetal pela Universidade Cândido Mendes e Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Integra grupos de pesquisa vinculados aos Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estando como pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS - UFPE) e como membro do Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação (GENTE - UFPE). É docente da Rede Estadual de Educação Integral do Estado de Pernambuco, aí atuando no ensino de Ciências da Natureza (Biologia e Química) e na iniciação científica de estudantes do Ensino Médio. Também vem atuando como extensionista da Secretaria de Programas em Educação Aberta e à Distância da UFPE, no âmbito da formação de técnicos e professores da Universidade para a utilização de tecnologias G Suite e afins nas aulas online/híbridas da graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Biologia/Ecologia Vegetal, com ênfase em interações tróficas; e na área de Educação/Ensino-Aprendizagem, com ênfase no ensino de ciências e aprendizagem significativa, na caracterização de estratégias e materiais potencialmente significativos e na educação tecnológica. Se interessa por temas como: Ecologia, Teoria da Aprendizagem Significativa (Crítica), Teoria da Flexibilidade Cognitiva, Ensino das Ciências, Metodologias Ativas, Estratégias Didáticas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação.
  • Patrícia Smith Cavalcante, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutora em Educação pela University Of Newcastle Upon Tyne, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Líder do Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação da UFPE. 
  • Kátia Aparecida da Silva Aquino, Universidade Federal de Pernambuco
    Pós-doutorado em Educação Tecnológica pela UFPE. Professora do Colégio de Aplicação da UFPE,  Recife, Pernambuco, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa da UFPE. 

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Publicado

2024-12-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FLEX-AS: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS PERSPECTIVAS DA aPRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FLEXIBILIDADE COGNITIVA. (2024). Investigações Em Ensino De Ciências, 29(3), 389-404. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p389