“Encontramos um Tesouro”: Metacognição, fator essencial na Formação de Professores CTSA: O caso de êxito do curso de docência universitária - CGDU - da Universidad de Sevilla
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p287Palavras-chave:
ação-reflexão, investigação-ação, metacogniçãoResumo
O artigo investiga a presença de características metacognitivas na concepção de um programa de formação continuada para professores universitários, fundamentado na metodologia da ação-reflexão. O Programa de Formação Docente e Inovação para Professores (FIDOP), desenvolvido na Universidad de Sevilla, Espanha, é o objeto central desta pesquisa, guiada pela seguinte questão: Que evidências do uso da metacognição estão presentes nas narrativas do idealizador do programa FIDOP e quais características podem ser identificadas como elementos-chave de uma formação docente apoiada na ação-reflexão? Para responder a essa questão, adotamos uma concepção de metacognição como um processo reflexivo e investigamos suas aproximações com os estudos de investigação-ação. Metodologicamente, conduzimos um estudo de caso baseado na análise de uma entrevista semiestruturada com o coordenador e idealizador do FIDOP. Os resultados foram organizados em três categorias: formação e atuação profissional, concepção do programa FIDOP e atividades desenvolvidas. A análise revelou que, embora a metacognição não seja explicitamente mencionada no programa, ela se manifesta de forma implícita na estrutura e nas práticas do FIDOP. Como considerações finais, destacamos a importância de integrar intencional e explicitamente a metacognição na formação docente, ampliando seu potencial transformador. Sugerimos que as características metacognitivas identificadas sejam incorporadas e investigadas em outros contextos formativos, inclusive no Brasil, para aprimorar a docência universitária.Referências
Alarcão, I. (2001). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto Editora.
Amundsen, C., & Wilson, M. (2012) Are We Asking the Right Questions? Review of Educational Research, 82(1), 90-126. https://doi.org/10.3102/0034654312438409.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.
Boszko, C. (2019). Diários de aprendizagem e os processos metacognitivos: Estudos envolvendo professores de física em formação inicial [Dissertação de Mestrado, Universidade de Passo Fundo]. Repositório Institucional da UPF. https://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1816
Boszko, C. (2023). Metacognição: articulações teóricas, possibilidades didáticas e de formação docente [Tese de doutorado, Universidade de Passo Fundo]. Repositório Institucional da UPF. https://tede.upf.br/jspui/handle/tede/2535
Boszko, C., & Werner da Rosa, C. T. (2020). Diários Reflexivos: definições e referenciais norteadores. Revista Insignare Scientia - RIS, 3(2) ,18-35. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11135.
Brown, A. L. (1987). Metacognition, executive control, self-regulation, and other more mysterious mechanisms. In F. E. Weinert & R. H. Kluwe (Eds.), Metacognition, motivation and understanding (pp. 65–116). Lawrence Erlbaum Associates.
Brown, A. L. (1978). Knowing when, where and how to remember: A problem of metacognition. In R. Glaser (Ed.), Advances in instructional psychology (pp. 77–195). Halsted Press.
Bruner, J. S. (1973). Uma nova teoria de aprendizagem (2a. ed.). Bloch.
Cattani Delord, G. C., Hamed Al-Lal, S., & Alba Fernández, N. D. (2020). Los ciclos de mejora en el aula. In N. D. Alba Fernández & R. Porlán Ariza (Eds.), Docentes universitarios: una formación centrada en la práctica (pp. 127–164). Morata.
Contreras, J. (2002). Autonomia de professores (S. T. Valenzuela, Trad.). Cortez.
De-Alba-Fernández, N., & Porlán, R. (Coords.). (2017). Docentes universitarios: Una formación centrada en la práctica. Morata.
Efklides, A. (2001). Metacognitive experiences in problem solving. In A. Efklides, J. Kuhl, & R. M. Sorrentino (Eds.), Trends and prospects in motivation research (pp. 297-324). Kluwer Academic Publishers.
Efklides, A. (2006). Metacognition and affect: What can metacognitive experiences tell us about the learning process? Educational Research Review, 1(1), 3-14. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2005.11.001
Elliot, J. (1990). The curriculum experiment: Meeting the challenge of social change. Open University Press.
Elliot, J. (2015). The teacher as researcher: Action research in the classroom. Routledge.
Flavell, J. H., & Wellman, H. M. (1977). Metamemory. In R. V. Kail & K. W. Hagen (Eds.), Perspectives on the development of memory and cognition (pp. 3-33). Erlbaum.
Flavell, J. H. (1976). Metacognitive aspects of problem solving. In L. B. Resnick (Ed.), The nature of intelligence (pp. 231-235). Lawrence Erlbaum Associates.
Flavell, J. H. (1979). Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, 34(10), 906–911. https://doi.org/10.1037/0003-066X.34.10.906
Fraser, M. T. D., & Gondim, S. M. G. (2004). Da fala do outro ao texto negociado: Discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, 14(28), 139–152. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200004
Freire, P. (1997). Professora sim, tia não: Cartas a quem ousa ensinar. Olho D’Água.
Gibbs, R. (2014). Conceptual metaphor in thought and social action. In M. J. Landau, M. D. Robinson, & B. P. Meier (Eds.). The power of metaphor: Examining its influence on social life (pp. 17–40). American Psychological Association.
Güllich, R. I. C. (2013). Investigação-formação-ação em Ciências: Um caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o ensino. Prismas.
Haave, N. (2016). E-portfolios rescue biology students from a poorer final exam result: Promoting student metacognition. Bioscene: Journal of College Biology Teaching, 42(1), 8-15. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1103781.pdf
Martín, M. T. E. (2011). Competencias de comunicación en asignaturas de matemáticas y estadística. In B. Peña Acuña (Coord.), Fórmulas para la innovación en la docencia universitaria. Visión Libros.
Mas, A. (2012). El profesor como investigador: Una propuesta de formación del profesorado universitario. Revista de Educación, 358, 109-130.
Micheletto, I. B. P., & Levandovski, A. R. (2008). Ação-reflexão-ação: Processo de formação continuada. In Seminário de Pedagogia, 2, 2008, Cornélio Procópio. Anais [...]. Cornélio-Procópio: UENP.
Minayo, M. C. S. (2009). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade (28a. ed.). Vozes.
Molero, N. M. C. (2013). Estrategias metacognitivas: En el proceso de investigación científica [Tese de doutorado, Universidade de Córdoba]. Departamento de Educação da Universidade de Córdoba.
Monereo, C. (2001). La enseñanza estratégica: Enseñar para la autonomía. In C. Monereo (Org.), Ser estratégico y autónomo aprendiendo (pp. 11-27). Graó.
Nelson, T. O., & Narens, L. (1990). Metamemory: A theoretical framework and new findings. In G. H. Bower (Ed.), The psychology of learning and motivation (Vol. 26, pp. 25-173). Academic Press.
Otero, J., & Rosa, C. W. (2023). Metacognición en el aprendizaje de las ciencias: saber lo que no se sabe o no se comprende. Educação e Pesquisa, 49, e250081. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250081.
Phillips, A. M., Watkins, J. E., & Hammer, D. (2018). Beyond “asking questions”: Problematizing as a disciplinary activity. Journal of Research in Science Teaching, 55, 982–998. https://doi.org/10.1002/tea.21411
Porlán, R. (1997). Constructivismo y escuela: Hacia un modelo de enseñanza-aprendizaje basado en la investigación. Díada Editorial.
Pozo, R. M., Pineda, J. A., & Duarte, O. (2017). La formación docente del profesorado universitario. In R. Porlán (Coord.), Enseñanza universitaria: Cómo mejorarla (pp. 17-20). Morata.
Rosa, C. T. W. (2011). A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório BDTD. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_93e997b5d5bdbaf1d10acfa112c4732e
Rosa, C. T. W. (2014). Metacognição no ensino de Física: Da concepção à aplicação (1a. ed.). UPF Editora.
Rosa, C. T. W., Correa, N. N. G., Passos, M. M., & Arruda, S. M. (2020). Metacognição e seus 50 anos: Uma breve história da evolução do conceito. Revista Educar Mais, 4, 703–721. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2063
Schacter, D. L. (1987). Implicit memory: History and current status. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, 13(3), 501–518. https://doi.org/10.1037/0278-7393.13.3.501
Schön, D. A. (1992). Formar professores como profissionais reflexivos. In A. Nóvoa (Ed.), Os professores e sua formação (pp. 77–91). Dom Quixote.
Schön, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo: Um novo design para o ensino e a aprendizagem (R. C. Costa, Trad.). Artmed.
Silva, L. H. A., & Schnetzler, R. P. (2000). Buscando o caminho do meio: A “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), 6(1), 43–54.
Somekh, B., & Zeichner, K. (2009). Action research for educational reform: Remodeling action research theories and practices in local contexts. Educational Action Research, 17(1), 5–21. https://doi.org/10.1080/09650790802667402
Sperafico, Y. L. S. (2013). Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro: Um estudo envolvendo equações algébricas do 1º grau com alunos do 8º ano [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/70242
Tarricone, P. (2011). The taxonomy of metacognition. Psychology Press.
Thomas, G. P. (2013). Changing the metacognitive orientation of a classroom environment to stimulate metacognitive reflection regarding the nature of physics learning. International Journal of Science Education, 35(7), 1183–1207. https://doi.org/10.1080/09500693.2013.778438
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. Atlas.
UNESCO. (1998). Conferencia mundial sobre la educación superior: La educación superior en el siglo XXI. Visión y acción (Tomo I, pp. 1–141). http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001163/116345s.pdf
Vázquez, J., Solís, E., & Porlán, R. (2017). Introducción. In R. Porlán (Coord.), Enseñanza universitaria: Cómo mejorarla (pp. 17–20). Morata.
Zabalza, M. A. (1994). Diários de aula: Contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto Editora.
Zeichner, K. M. (1993). A formação reflexiva de professores: Ideias e práticas. Educa.
Zohar, A., & Barzilai, S. (2013). A review of research on metacognition in science education: Current and future directions. Studies in Science Education, 49(2), 121–169. https://doi.org/10.1080/03057267.2013.847261
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Camila Boszko, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Gabriela Carolina Cattani Delord

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.