“Encontramos um Tesouro”: Metacognição, fator essencial na Formação de Professores CTSA: O caso de êxito do curso de docência universitária - CGDU - da Universidad de Sevilla

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p287

Palabras clave:

ação-reflexão, investigação-ação, metacognição

Resumen

O artigo investiga a presença de características metacognitivas na concepção de um programa de formação continuada para professores universitários, fundamentado na metodologia da ação-reflexão. O Programa de Formação Docente e Inovação para Professores (FIDOP), desenvolvido na Universidad de Sevilla, Espanha, é o objeto central desta pesquisa, guiada pela seguinte questão: Que evidências do uso da metacognição estão presentes nas narrativas do idealizador do programa FIDOP e quais características podem ser identificadas como elementos-chave de uma formação docente apoiada na ação-reflexão? Para responder a essa questão, adotamos uma concepção de metacognição como um processo reflexivo e investigamos suas aproximações com os estudos de investigação-ação. Metodologicamente, conduzimos um estudo de caso baseado na análise de uma entrevista semiestruturada com o coordenador e idealizador do FIDOP. Os resultados foram organizados em três categorias: formação e atuação profissional, concepção do programa FIDOP e atividades desenvolvidas. A análise revelou que, embora a metacognição não seja explicitamente mencionada no programa, ela se manifesta de forma implícita na estrutura e nas práticas do FIDOP. Como considerações finais, destacamos a importância de integrar intencional e explicitamente a metacognição na formação docente, ampliando seu potencial transformador. Sugerimos que as características metacognitivas identificadas sejam incorporadas e investigadas em outros contextos formativos, inclusive no Brasil, para aprimorar a docência universitária.

Biografía del autor/a

  • Camila Boszko, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Mestra e Doutora em Educação (UPF). Pós-doutoranda em Ensino de Ciências (UFFS), com bolsa PDPG/CAPES/UFFS.
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo (UPF)
    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado na Universidad de Burgos – Espanha; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professora do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.
  • Gabriela Carolina Cattani Delord, Universidad de Sevilla (US)
    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutora em Educação pela Universidad de Sevilla, Espanha. Atualmente, Professora Substituta Interina da Universidad de Sevilla e Formadora de professores da mesma, através do Programa FIDOP.

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Publicado

2025-05-01

Cómo citar

Boszko, C., Rosa, C. T. W. da, & Delord, G. C. C. (2025). “Encontramos um Tesouro”: Metacognição, fator essencial na Formação de Professores CTSA: O caso de êxito do curso de docência universitária - CGDU - da Universidad de Sevilla. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 30(1), 287-312. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p287