AVALIAÇÃO DE IMPACTE DE CURSOS DE MESTRADO NAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS – EXEMPLOS DE BOAS PRÁTICAS
Palavras-chave:
avaliação, impacte, cursos de mestrado, educação em ciências, boas práticasResumo
Este estudo pretende (i) avaliar o impacte da frequência de Cursos de Mestrado (CM) nas práticas profissionais de professores de Ciências, em Portugal, (ii) disseminar exemplos de boas práticas de ensino resultantes do impacte do CM e (iii) apresentar sugestões para incrementar a articulação entre a tríade Formação, Investigação e Práticas, no contexto da formação pós-graduada. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a 5 Professores Mestres (PM), da área da Biologia/Geologia dos Ensinos Básico e Secundário, tendo sido aprofundados dois exemplos de práticas profissionais, recorrendo-se à observação de aulas e à análise documental. Houve evidências de forte impacte do CM em todos os PM, sobretudo ao nível da sala de aula, já que impacte junto dos pares, apenas foi demonstrado pelos dois estudos de caso. Sugere-se que práticas colaborativas, envolvendo professores e investigadores, nomeadamente como resultado de contextos de pós-gaduação, seriam promissórias na mudança das práticas de ensino e de formação existentes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.