ABORDAGEM DAS RELAÇÕES CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE NOS CONTEÚDOS DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Carmem Lúcia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul – SP
  • Eduardo da Silva Xavier Universidade Cruzeiro do Sul – SP
  • Maria DeLourdes Maciel

Palavras-chave:

CTS, livro didático, Química no Ensino Médio

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar como a relação entre Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) está presente nos livros didáticos de Química recomendados pelo Ministério da Educação através do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. O interesse pelo livro didático deve-se ao fato de ser o recurso mais utilizado pelo professor na preparação de suas aulas. Assim, é importante que pesquisas sejam realizadas com o objetivo de apontar onde os autores desses livros poderiam melhorar sua qualidade. Acreditamos que um dos caminhos seja a introdução da relação CTS, que surgiu a partir da necessidade de se estabelecer novos caminhos para o ensino, especificamente para o ensino de ciências. Um dos objetivos da educação CTS é criar condições para que os alunos desenvolvam habilidades e competências, tornando-os capazes de discutir questões científicas e tecnológicas que permeiam a sociedade. As análises dos livros didáticos foram realizadas utilizando-se como referência os descritores e indicadores propostos por Fracalanza e Megid-Neto (2006). Foi escolhida para o estudo a área de Química Orgânica, nos conteúdos referentes às funções orgânicas, por se tratar de uma área com grande aplicação na sociedade. Os resultados mostraram que, em geral, as relações CTS não estão totalmente contempladas nos conteúdos investigados, o que pode contribuir para que as aulas de Química sejam desenvolvidas por meio de atividades desvinculadas do contexto social dos alunos.

Downloads

Publicado

2016-10-16

Como Citar

Amaral, C. L. C., Xavier, E. da S., & Maciel, M. D. (2016). ABORDAGEM DAS RELAÇÕES CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE NOS CONTEÚDOS DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. Investigações Em Ensino De Ciências, 14(1), 101–114. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/412

Edição

Seção

Artigos