CICLO DO NITROGÊNIO: ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores

  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Elba Ninfa de Lima Colégio Visão

Palavras-chave:

livros didáticos de Ciências, Ciclo do Nitrogênio

Resumo

Este artigo apresenta como temática a abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. O objetivo foi identificar se os livros didáticos de Ciências apresentam uma abordagem adequada sobre o referido ciclo, de modo que atenda às necessidades do professor. Esse conteúdo foi definido por se entender que seu estudo é de fundamental importância, pois desse ciclo depende o equilíbrio energético na natureza, a manutenção da riqueza do solo em nutrientes e a formação dos compostos nitrogenados vitais para o organismo de todos os seres vivos. O trabalho de pesquisa foi realizado por meio de análise dos oito livros didáticos de Ciências indicados pelo Guia do Livro Didático 2005, considerando-se que, supostamente, ao serem aprovados e sugeridos pelo PNLD, já se apresentam qualificados para serem adotados pelos professores. Com a presente pesquisa, constatou-se que existem limites de natureza diferente na abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. Essa constatação não é suficiente para resolução de um problema real; acredita-se, contudo, que perceber a existência dessa problemática e entender os motivos que a originam tendem a tornar menos distante e conflituosa uma possível solução para essa questão.

Publicado

2016-10-17

Como Citar

Campos, A. F., & de Lima, E. N. (2016). CICLO DO NITROGÊNIO: ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 13(1), 35–44. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/418

Edição

Seção

Artigos