De que social estamos falando?: sentidos de ciências como prática social em pesquisas da área de ensino
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p269Palavras-chave:
Ensino de ciências, Domínio social do conhecimento científico, Interação críticaResumo
O ensino de ciências como prática social fundamenta-se em diversas perspectivas teóricas que abordam o aspecto social das ciências. Neste artigo, analisamos os múltiplos sentidos de “social” em pesquisas em ensino de ciências e discutimos como esses sentidos se desdobram em análises e proposições para a área. Para tanto, realizamos uma revisão da literatura em periódicos de língua portuguesa (Brasil) com publicação em educação em ciências e qualis A para área de ensino (classificação CAPES 2017 – 2020), buscando pelas palavras “social” e “sociais” em títulos e resumos de artigos publicados nos últimos cinco anos. Dentre os trabalhos encontrados, selecionamos aqueles que abordam os modos de produção do conhecimento científico. A análise desses artigos foi realizada conforme os cinco sentidos de social propostos por Helen Longino. Os resultados indicam que o termo “social” tem sido compreendido de diversas formas, com uma predominância de sentidos que minimizam o caráter central das interações sociais na construção do conhecimento científico. Essa compreensão se reflete nas análises e propostas concebidas para o ensino de ciências. Como implicações para o ensino, defendemos que a participação dos estudantes em sala de aula se efetiva por meio de práticas, sobretudo, aquelas que envolvem a interação crítica.Referências
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