Letramento Astronômico no ensino de Astronomia para crianças: uma constelação de significantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p76

Palavras-chave:

Criança, Educação em Astronomia, Ensino, Letramento Astronômico, Psicanálise

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma constelação do letramento astronômico para o Ensino de Astronomia para crianças e em geral, que estejam envolvidas no processo de apreender os significantes desta ciência. O letramento astronômico, fruto de uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, é representado pelo desenho de uma constelação que evidencia os significantes necessários para o letramento no Ensino de Astronomia, são eles: Devaneio, Brincar, Palavra, Experiência e Espaço. Todos impregnados pela teoria psicanalítica do sujeito do inconsciente, do desejo, ou seja, o sujeito da linguagem a partir da abordagem psicanalítica do inconsciente e da linguagem. Os significantes são apresentados em articulação com as contribuições teóricas de autores da psicanálise lacaniana e freudiana, da Psicanálise e Educação, da Educação em Astronomia e do Ensino de Ciências. Nesta investigação fica expressa a importância de pensar o saber no Ensino de Astronomia por meio do Educar para a Realidade do Desejo, pois o saber no campo do desejo precisa ser reconhecido como parte do processo de captura do mundo pelas crianças. O campo psicanalítico mostrou-se bastante profícuo para pensar a Educação em Astronomia e seus processos de ensino, bem como na compreensão de sujeito.

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Publicado

2025-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

de Lima, G. K., Langhi, R., & Elmer Nascimento, W. (2025). Letramento Astronômico no ensino de Astronomia para crianças: uma constelação de significantes. Investigações Em Ensino De Ciências, 30(2), 76-105. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p76