Letramento Astronômico no ensino de Astronomia para crianças: uma constelação de significantes
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p76Palavras-chave:
Criança, Educação em Astronomia, Ensino, Letramento Astronômico, PsicanáliseResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma constelação do letramento astronômico para o Ensino de Astronomia para crianças e em geral, que estejam envolvidas no processo de apreender os significantes desta ciência. O letramento astronômico, fruto de uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, é representado pelo desenho de uma constelação que evidencia os significantes necessários para o letramento no Ensino de Astronomia, são eles: Devaneio, Brincar, Palavra, Experiência e Espaço. Todos impregnados pela teoria psicanalítica do sujeito do inconsciente, do desejo, ou seja, o sujeito da linguagem a partir da abordagem psicanalítica do inconsciente e da linguagem. Os significantes são apresentados em articulação com as contribuições teóricas de autores da psicanálise lacaniana e freudiana, da Psicanálise e Educação, da Educação em Astronomia e do Ensino de Ciências. Nesta investigação fica expressa a importância de pensar o saber no Ensino de Astronomia por meio do Educar para a Realidade do Desejo, pois o saber no campo do desejo precisa ser reconhecido como parte do processo de captura do mundo pelas crianças. O campo psicanalítico mostrou-se bastante profícuo para pensar a Educação em Astronomia e seus processos de ensino, bem como na compreensão de sujeito.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gleici Kelly de Lima, Rodolfo Langhi, Wilson Elmer Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.