Letramento Astronômico no ensino de Astronomia para crianças: uma constelação de significantes
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p76Palabras clave:
Criança, Educação em Astronomia, Ensino, Letramento Astronômico, PsicanáliseResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar uma constelação do letramento astronômico para o Ensino de Astronomia para crianças e em geral, que estejam envolvidas no processo de apreender os significantes desta ciência. O letramento astronômico, fruto de uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, é representado pelo desenho de uma constelação que evidencia os significantes necessários para o letramento no Ensino de Astronomia, são eles: Devaneio, Brincar, Palavra, Experiência e Espaço. Todos impregnados pela teoria psicanalítica do sujeito do inconsciente, do desejo, ou seja, o sujeito da linguagem a partir da abordagem psicanalítica do inconsciente e da linguagem. Os significantes são apresentados em articulação com as contribuições teóricas de autores da psicanálise lacaniana e freudiana, da Psicanálise e Educação, da Educação em Astronomia e do Ensino de Ciências. Nesta investigação fica expressa a importância de pensar o saber no Ensino de Astronomia por meio do Educar para a Realidade do Desejo, pois o saber no campo do desejo precisa ser reconhecido como parte do processo de captura do mundo pelas crianças. O campo psicanalítico mostrou-se bastante profícuo para pensar a Educação em Astronomia e seus processos de ensino, bem como na compreensão de sujeito.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Gleici Kelly de Lima, Rodolfo Langhi, Wilson Elmer Nascimento

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.