Ações Docentes Argumentativas em Aulas de Química no Ensino Superior Moçambicano
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p82Palavras-chave:
Ação docente, Argumentação, Interação dialógica, Ensino de QuímicaResumo
O objetivo do artigo é categorizar e explicar as ações docentes argumentativas em aulas de Química e tem a seguinte questão: quais ações docentes argumentativas podem ser evidenciadas em sala de aula de Química no Ensino Superior e como podem ser interpretadas? Participaram da pesquisa cinco professores atuantes em uma instituição pública de Ensino Superior de Moçambique. Os dados foram produzidos por meio de gravações em vídeo, áudio e notas de campo, a partir da observação das aulas ministradas por eles e que, posteriormente, foram transcritos e analisados segundo os procedimentos preconizados pela Análise Textual Discursiva. Evidenciamos sete ações docentes argumentativas, listadas, a seguir, com base na frequência de ocorrência: Apresentar, Questionar, Identificar, Valorizar, Ajuizar, Solicitar, Incentivar. Ao idealizarmos quatro planos considerados macroações, constatou-se que o maior número de ações que incitam a argumentação encontra-se no Plano Pragmático (com total de 84 remissões), seguido por resgate de informações, no Plano Epistêmico (com 50 ocorrências), ações de expansão e sustentação da argumentação, no Plano Argumentativo (com 45 ações manifestadas) e, por último, ações vinculadas à avaliação crítica de informações debatidas, no Plano Crítico-reflexivo (com 26 observações). Os resultados permitem afirmar que existem ações docentes argumentativas em aulas sem uso, de estratégias que fomentem a argumentação, e no contexto de argumentação implícita.Referências
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