Ações Docentes Argumentativas em Aulas de Química no Ensino Superior Moçambicano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p82

Palabras clave:

Ação docente, Argumentação, Interação dialógica, Ensino de Química

Resumen

O objetivo do artigo é categorizar e explicar as ações docentes argumentativas em aulas de Química e tem a seguinte questão: quais ações docentes argumentativas podem ser evidenciadas em sala de aula de Química no Ensino Superior e como podem ser interpretadas? Participaram da pesquisa cinco professores atuantes em uma instituição pública de Ensino Superior de Moçambique. Os dados foram produzidos por meio de gravações em vídeo, áudio e notas de campo, a partir da observação das aulas ministradas por eles e que, posteriormente, foram transcritos e analisados segundo os procedimentos preconizados pela Análise Textual Discursiva. Evidenciamos sete ações docentes argumentativas, listadas, a seguir, com base na frequência de ocorrência: Apresentar, Questionar, Identificar, Valorizar, Ajuizar, Solicitar, Incentivar. Ao idealizarmos quatro planos considerados macroações, constatou-se que o maior número de ações que incitam a argumentação encontra-se no Plano Pragmático (com total de 84 remissões), seguido por resgate de informações, no Plano Epistêmico (com 50 ocorrências), ações de expansão e sustentação da argumentação, no Plano Argumentativo (com 45 ações manifestadas) e, por último, ações vinculadas à avaliação crítica de informações debatidas, no Plano Crítico-reflexivo (com 26 observações). Os resultados permitem afirmar que existem ações docentes argumentativas em aulas sem uso, de estratégias que fomentem a argumentação, e no contexto de argumentação implícita.

Biografía del autor/a

  • Belém Macie , Universidade Rovuma Montepuez, Cabo Delgado, Moçambique
    Possui graduação em licenciatura e bacharelado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica de Nampula - Moçambique (2010) e mestrado em Educação/ensino de Ciências Naturais pela Universidade Pedagógica-Sede-Maputo- Moçambique (2017). É Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina-Brasil (2024). Atualmente é assistente universitária na Universidade Rovuma em Moçambique.
  • Marinez Passos , Universidade Estadual de Londrina
    Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). 

Referencias

Andrade, E. C., Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2018). Descrição da ação docente de professores de Matemática por meio da observação direta da sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, 20(2), 349-368. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p349-368

Arruda, S. M., Passos, M. M., & Broietti, F. C. D. (2021). O programa de pesquisa sobre a ação docente, ação discente e suas conexões (PROAÇÃO): fundamentos e abordagens metodológicas. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 5(1), 215-246. https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/982

Arruda, S. M., Portugal, K. O., & Passos, M. M. (2018). Focos da aprendizagem: revisão, desdobramentos e perspectivas futuras. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 2(1), 91-121. https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/921

Assai, N. D. S., Arruda, S. M., & Broietti, F. C. D. (2021). The Supervised Teaching Practice and the Preservice Teachers’ Intended and Performed Actions in a Chemistry Class. Acta Scientiae, 23(1), 136-169. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6066

Benício, M. A., Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2020). Ações discentes e a relação com o saber em aulas de Matemática, Física e Química. Investigações em Ensino de Ciências, 25(3), 86-107. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p86

Avansini, S. J. F., Oliveira, O. B., & Palcha, L. S. (2025). Argumentação escrita em aulas de ciências: análise dos textos produzidos por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Debates em Educação, 17(39), 1-16. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18169

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto Editora.

Borges, L. C. S., Broietti, F. C. D., & Arruda, S. M. (2021). Ações docentes em aulas expositivas dialogadas de química no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, 26(1), 53-69. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p53

Borges, T. D. B., & Lima, V. M. R. (2023b). Educação pela pesquisa no ensino de ciências: construindo possibilidades para argumentação dialógica. ediPUCRS.

Borges, T. D. B., & Lima, V. M. R. (2023a). Indicadores qualitativos da argumentação dialógica: uma proposta em discussão. Educação, 46(1), 1-18. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43462

Bozelli, F. C., & Teixeira, O. P. B. (2019). Contextos argumentativos e discursos no ensino de ciências. Espelho D’alma.

Cardano, M. (2017). Manual de pesquisa qualitativa: a contribuição da teoria da argumentação. Vozes.

Franco, L. D., & Munford, D. (2018). A análise de interações discursivas em aulas de ciências: ampliando perspectivas metodológicas na pesquisa em argumentação. Educação em Revista, 34(e182956), 1-31. https://doi.org/10.1590/0102-4698182956

Freire, L. I. F., & Fernandez, C. (2015). O professor universitário novato: tensões, dilemas e aprendizados no início da carreira docente. Ciência & Educação(Bauru), 21(1), 255-272. https://doi.org/10.1590/1516-731320150010016

Ibraim, S. S., & Justi, R. (2018). Ações docentes favoráveis ao ensino envolvendo argumentação: estudo da prática de uma professora de Química. Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), 311-330. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p311

Ibraim, S. S., & Justi, R. (2021). Contribuições de ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação para a inserção de estudantes na prática científica de argumentar. Química Nova na Escola, 43(1), 16-28. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160225

Jimenez-Aleixandre, M. P., & Brocos, P. (2015). Desafios metodológicos na pesquisa da argumentação em Ensino de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 17(esp.), 139-159. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s08

Lino, N. T. & Sasseron, L. H. (2024). Argumentação em sala de aula e sua relação com os domínios do conhecimento científico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 41(1), 8-35. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e94798

Lourenço, A. B., Abib, M. L. V. S., & Murillo, F. J. (2016). Aprendendo a ensinar e a argumentar: saberes de argumentação docente na formação de futuros professores de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16(2), 295-316. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4376

Lourenço, A. B., Ferreira, J. Q., & Queiroz, S. L. (2016). Licenciandos em Química e argumentação científica: tendências nas ações discursivas em sala de aula. Química Nova, 39(4), 513-521. https://doi.org/10.5935/0100-4042.20160035

Lourenço, A. B., & Queiroz, S. L. (2020). Argumentação em aulas de química: estratégias de ensino em destaque. Química Nova, 43(9), 1333-1343. https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170594

Macie, B. J. V., & Arruda, S. M. (2022). The contribution of argumentation in the emergence of the reflective teacher in science teaching. Journal for Science, Technology, Engineering and Mathematics Education in Africa, IV, 111-121. https://www.smase-africa.org/wp-content/uploads/2023/03/JSTEMEA-VOL.IV-02-Oct-2022.pdf

Macie, B. J. V., Arruda, S. M., & Broietti, F. C. D. (2023). Mapeamento das pesquisas realizadas pelo grupo EDUCIM a respeito das ações docentes em aulas de Química. Seven. https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-018

Macie, B. J. V., Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2024). Argumentação e seu uso em sala de aula: concepções de professores de Química do Ensino Superior. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 26(e49376), 1-22. https://doi.org/10.1590/1983-21172022240183

Mendes, M. R. M., & Santos, W. L. P. (2013). Argumentação em discussões sociocientíficas. Investigações em Ensino de Ciências, 18(3), 621-643. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/117

Monteiro, M. A. A., & Teixeira, O. P. B. (2019). Contextos argumentativos e processos interativos em sala de aula. In F. C. Bozelli, & O. P. B. Teixeira, Contextos argumentativos e discursos no ensino de ciências. Espelho D’alma.

Monteiro, M. A. A., & Teixeira, O. P. B. (2019). Interações discursivas de professores das séries iniciais do ensino fundamental durante o desenvolvimento de uma atividade de conhecimento físico: condicionantes relacionados ao processo de construção de argumentos. In F. C. Bozelli, & O. P. B. Teixeira, Contextos argumentativos e discursos no ensino de ciências. Espelho D’alma.

Monteiro, M. A. A., & Teixeira, O. P. B. (2004). Uma análise das interações dialógicas em aulas de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, 9(3), 243-263. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/528

Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2011). Análise textual discursiva (2a ed.). Unijuí.

Mortimer, E. F., & Scott, P. (2002). Atividade discursiva nas salas de aula de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, 7(3), 283-306. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/562

Nascimento, S. S., & Plantin, C. (Orgs.). (2009). Argumentação e Ensino de Ciências. CRV.

Ortega, F. J. R., Alzate, O. E. T., & Bargalló, C. M. (2015). La argumentación em classe de ciências: um modelo para su enseñanza. Educação e Pesquisa, 41(3), 629-646. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507129480

Simon, S., Erduran, S., & Osborne, J. (2006). Learning to teach argumentation: research and development in the science classroom. International Journal of Science Education, 28(2/3), 235-260. https://doi.org/10.1080/09500690500336957

Tardif, M., & Lessard, C. (2014). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas (9a ed.). Vozes.

Publicado

2025-11-24

Cómo citar

Macie , B. ., Arruda, S. de M., & Passos , M. (2025). Ações Docentes Argumentativas em Aulas de Química no Ensino Superior Moçambicano. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 30(3), 82-102. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p82