AS CRIANÇAS, OS NÚMEROS DO COTIDIANO E OS NÚMEROS DA ESCOLA

Autores

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira UEM – Universidade Estadual de Maringá
  • Magda Ribeiro de França Barbosa PMS – Prefeitura Municipal de Sarandi

Palavras-chave:

alfabetização matemática, escrita numérica, repertório numérico

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar as relações estabelecidas pelas crianças entre os números presentes em seu cotidiano, fora da escola, e os números apresentados pela escola em seus diferentes aspectos: representação oral, escrita e cardinal. O estudo foi realizado com um grupo de dez crianças de seis anos de idade, mediante o emprego do método clínico-crítico e os resultados da pesquisa indicam que as crianças, a partir da interação com o meio, reconhecem os algarismos, sabem nomeá-los, elaboram conjecturas sobre sua escrita numérica e atribuem significados coerentes a essas escritas. O estudo também indica que as crianças utilizam números fora da escola, compreendem e exemplificam os diferentes significados do número no contexto extra-classe, porém vêem pouco significado nos números da “escola”, indicando que a ação pedagógica com os números, apesar das recomendações dos documentos oficiais, não consegue aproximar estes últimos do repertório numérico da criança.

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Publicado

2016-10-21

Como Citar

Nogueira, C. M. I., & Barbosa, M. R. de F. (2016). AS CRIANÇAS, OS NÚMEROS DO COTIDIANO E OS NÚMEROS DA ESCOLA. Investigações Em Ensino De Ciências, 13(2), 129–142. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/426

Edição

Seção

Artigos