O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marcos Daniel Longhini Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Grupo de Pesquisa “Docência e formação de professores de Ciências e Matemática – UFU”

Palavras-chave:

Conhecimento do conteúdo científico, Ensino Fundamental, Formação docente

Resumo

Este artigo traz alguns resultados sobre um processo de interação entre o pesquisador e duas participantes, alunas de um curso de Pedagogia, em torno do objetivo de elaborar, implementar e analisar um conjunto de aulas sobre um tema de Ciênc ias Naturais. Em tal processo investigou-se omo se deu a interação entre elas sobre os conhecimentos científicos que possuíam do conteúdo abordado, além das estratégias de como ensiná-lo. Tendo em vista, a partir dos resultados obtidos, a precária formação em conteúdos específicos que deveriam saber para ensinar, algumas reflexões são apontadas, principalmente às pertinentes à formação do professor para as séries iniciais do Ensino Fundamental e seu lócus principal, os cursos de Pedagogia.

Downloads

Publicado

2016-10-21

Como Citar

Longhini, M. D. (2016). O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 13(2), 241–253. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/441

Edição

Seção

Artigos