OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA AS CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE SEUS ELABORADORES

Autores

  • Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo Équipe REHSEIS/Université Paris 7 – Denis Diderot/CNRS
  • Arden Zylbersztajn Departamento de Física – Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

competências, interdisciplinaridade, contextualização, ensino de ciências, Parâmetros Curriculares Nacionais

Resumo

As competências, a interdisciplinaridade e a contextualização passaram a fazer parte do discurso de uma boa parte dos educadores, principalmente a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+). No entanto, isso não significa que suas práticas educacionais estejam em consonância com as propostas desses documentos. Uma das razões para isso é a dificuldade de compreender essas noções e implementá-las na sala de aula. A partir disso, o presente trabalho pretende oferecer alguns esclarecimentos acerca dos pressupostos fundamentais presentes nos PCN e PCN+, a saber, a noção de competências, de interdisciplinaridade e de contextualização, sob o ponto de vista dos seus autores, mais especificamente para a área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Para isso, utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas como alternativa metodológica. Defende-se também a tese de que, entre as DCNEM e os Parâmetros Curriculares, há uma ruptura em seus aspectos educacionais, políticos e filosóficos.

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Publicado

2016-10-21

Como Citar

Ricardo, E. C., & Zylbersztajn, A. (2016). OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA AS CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE SEUS ELABORADORES. Investigações Em Ensino De Ciências, 13(3), 257–274. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/442

Edição

Seção

Artigos