Como o campo da Pesquisa em Educação em Ciências compreende o conceito fleckiano de Ciência dos Manuais?
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p319Palavras-chave:
Epistemologia, Ludwik Fleck, Ciência dos Manuais, Educação em CiênciasResumo
Este estudo tem como base os pressupostos e conceitos da epistemologia de Ludwik Fleck, a qual considera que o processo de construção do conhecimento científico é realizado de forma coletiva, a partir de Coletivos de Pensamento portadores de um Estilo de Pensamento. Nessa perspectiva epistemológica, a circulação de ideias, conhecimentos e práticas no campo científico ocorre a partir de quatro ciências, sendo elas: Ciência dos Manuais, Ciência dos Livros Didáticos, Ciência dos Periódicos e Ciência Popular, sendo a primeira o foco deste estudo. Nesse sentido, o problema de pesquisa que permeia as discussões é: Como a área da pesquisa em Educação em Ciências compreende o conceito fleckiano de Ciência dos Manuais? Para responder este problema, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, a partir de teses, dissertações e entrevistas com os pesquisadores que mais utilizam a epistemologia fleckiana no campo da Pesquisa em Educação em Ciências. A análise de dados foi conduzida pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD), em que emergiram quatro categorias. Dentre os resultados deste estudo, observou-se que a área da Pesquisa em Educação em Ciências compreende a Ciência dos Manuais da seguinte forma: como “solo firme” de um estilo de pensamento; como handbooks e como um instrumento para a formação.Referências
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