Como o campo da Pesquisa em Educação em Ciências compreende o conceito fleckiano de Ciência dos Manuais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p319

Palavras-chave:

Epistemologia, Ludwik Fleck, Ciência dos Manuais, Educação em Ciências

Resumo

Este estudo tem como base os pressupostos e conceitos da epistemologia de Ludwik Fleck, a qual considera que o processo de construção do conhecimento científico é realizado de forma coletiva, a partir de Coletivos de Pensamento portadores de um Estilo de Pensamento. Nessa perspectiva epistemológica, a circulação de ideias, conhecimentos e práticas no campo científico ocorre a partir de quatro ciências, sendo elas: Ciência dos Manuais, Ciência dos Livros Didáticos, Ciência dos Periódicos e Ciência Popular, sendo a primeira o foco deste estudo. Nesse sentido, o problema de pesquisa que permeia as discussões é: Como a área da pesquisa em Educação em Ciências compreende o conceito fleckiano de Ciência dos Manuais? Para responder este problema, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, a partir de teses, dissertações e entrevistas com os pesquisadores que mais utilizam a epistemologia fleckiana no campo da Pesquisa em Educação em Ciências. A análise de dados foi conduzida pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD), em que emergiram quatro categorias. Dentre os resultados deste estudo, observou-se que a área da Pesquisa em Educação em Ciências compreende a Ciência dos Manuais da seguinte forma: como “solo firme” de um estilo de pensamento; como handbooks e como um instrumento para a formação.

Biografia do Autor

  • Lucas Carvalho Pacheco, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Licenciado em Física e Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professor da Educação Básica e coordenador do Grupo de Iniciação Científica do Colégio G10. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Epistemologia de Ludwik Fleck, Educação CTS, Freire, Abordagem Temática e Três Momentos Pedagógicos. 
  • Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Associada nível 4, da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências (PPGECi) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD (https://sites.google.com/view/gepecid) e pesquisadora do Grupo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências - GEPECISC - da UFSC. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em processos curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, Educação CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências. Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 na área de Educação.

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Carvalho Pacheco, L., & Muenchen, C. (2025). Como o campo da Pesquisa em Educação em Ciências compreende o conceito fleckiano de Ciência dos Manuais?. Investigações Em Ensino De Ciências, 30(3), 319-345. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p319