ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: CONCEPÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
ciências, professores, séries iniciaisResumo
O trabalho apresentado buscou investigar o ensino de ciências desenvolvido de primeira a quarta série no ensino fundamental, dando ênfase a identificação da presença da física nos conteúdos curriculares nesse nível de escolarização. Para isso foram realizadas entrevistas com trinta e quatro professores dessas séries de modo a permitir um mapeamento sobre o atual ensino de ciências diante da amostra selecionada para a pesquisa. Além da identificação dos conteúdos abordados em ciências, a pesquisa possibilitou investigar de forma mais específica à presença da física nos programas curriculares das séries iniciais e a forma como essa disciplina esteve presente durante o processo de formação dos professores investigados. Os resultados da investigação apontaram as seguintes questões: os conteúdos da disciplina curricular de Ciências para o nível investigado envolvem tópicos quase que exclusivos de biologia; a ausência de atividades experimentais; um ensino amarrado aos conceitos e metodologias presentes nos cursos de formação dos docentes; a conscientização desses docentes de que a legislação nacional lhe confere liberdade de planejamento e de organização curricular, mas que mesmo assim, se sentem presos a programas preestabelecidos por secretarias de Educação ou por roteiros de livros didáticos; e, ainda, que as dificuldades para discutir física nas séries iniciais estão associadas ao seu processo formativo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.