A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UM ESTUDO NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA

Autores

  • José Luis Michinel Universidad Central de Venezuela (UCV), Escuela de Física. UFBA (FACED, REDPECT Apoio do CDCH e FAPESB
  • Teresinha Fróes Burnham FACED, UFBA.

Palavras-chave:

Socialização do conhecimento, análise de discurso, educação em ciências

Resumo

O foco deste trabalho é o estudo da socialização do conhecimento científico que tem sido produzido pela comunidade da ciência e que se busca comunicar à “comunidade ampliada”. Assumimos tal socialização como uma condição de produção de significados, numa perspectiva discursiva, cujo objetivo é não só o compartilhamento de conhecimento produzido em comunidades científicas, mas também aprofundar a compreensão sobre ações envolvidas neste processo de (in)formação e mediações e meios necessários para que informações geradas em tais comunidades se transforme em conhecimento pessoal de “indivíduos sociais” através da construção de significados relevantes à formação da cidadania. A Análise de Discurso na versão francesa, segundo Pêcheux e Orlandi, foi tomada como referente para pensar o problema, assim como caracterizá-lo teórica e metodologicamente

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Publicado

2016-11-06

Como Citar

Michinel, J. L., & Burnham, T. F. (2016). A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UM ESTUDO NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA. Investigações Em Ensino De Ciências, 12(3), 369–381. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/466

Edição

Seção

Artigos